Atualidade, cão-guia, Nosso cotidiano

A importância de uma boa alimentação para os cães

Hoje iremos falar sobre um assunto muito importante na vida de nossos amigos de 4 patas, em como uma alimentação de qualidade é muito importante para garantir mais saúde para nossos cães.

Confesso que até ter a Hilary não tinha noção de como deveríamos nos preocupar com a qualidade da alimentação dada para os cachorros. Sempre tive cães e nunca nos preocupamos em dar uma ração de qualidade para eles, acabávamos comprando a de menor custo e dando resto de comida, sei que muita gente faz isso também. E com a chegada da Hilary aprendi sobre os diferentes tipos de ração e como isso é importante para que eles fiquem mais saudáveis, tenham uma pelagem mais bonita, funcionamento do organismo melhor e em como isso também influencia na quantidade e odor das fezes.

Vou explicar para vocês sobre os diferentes tipos de categoria de ração. São elas:

– Standard: Possui proteínas mais simples em sua composição, fazendo com que o animal consuma uma quantidade maior de ração para suprir as necessidades nutricionais;

– Premium: Possui uma quantidade menor de proteína animal e maior concentração de proteína de origem vegetal, o animal consome uma quantidade maior para suprir as necessidades energéticas;

– Super Premium: Possui uma quantidade maior de proteína, fazendo com que o cão absorva em torno de 90% dos nutrientes, dessa forma o animal consome uma quantidade menor de ração. Esse tipo de ração possui um componente chamado extrato de Yucca presente na formulação e faz com que as fezes fiquem com menos odor e mais consistentes.

Como um cão-guia precisa estar sempre saudável, bem disposto e com a alimentação bem controlada, damos a ração Super Premium. Elas possuem um custo mais elevado, porém a quantidade consumida é bem menor do que as da categoria Standard, assim o pacote de ração dura por mais tempo, tendo um melhor custo-benefício.

Além dos diferentes tipos de categoria de ração temos variações de ração dentro de cada categoria. Rações para raças específicas, para idosos, filhotes, cães com doença de pele e outras doenças específicas, e diversas outras.

Alimentação para cães segundo suas características

 

Aprendi também que não devemos deixar a ração exposta o dia todo, precisamos dar uma quantidade controlada de porção a cada refeição, o cão não comendo tudo devemos retirar. Isso evita que o cão tenha obesidade e garante que ele coma um alimento sempre fresquinho, evitando também que a ração possa ser contaminada por insetos e outros agentes. Essa porção deve ser observada no pacote da ração, conforme tamanho e peso do cão. Por exemplo, a Hilary está com 32kg, como precisa perder um pouco de peso, dou 270g por dia, dividindo essa quantidade em 2 refeições. A quantidade parece ser pequena, mas devemos lembrar que dou a ração Super Premium, que possui uma quantidade bem maior de proteína, o que faz com que uma quantidade pequena supra as necessidades do animal.

Existe também a alimentação natural, que não é só dar comida caseira para o cão, precisa ter acompanhamento de um nutricionista veterinário para fazer um estudo de todas as necessidades nutricionais do cão, ajudando assim no balanceamento da dieta canina.

Para quem tem cão-guia, é muito importante ter os horários definidos para a alimentação, dessa forma conseguimos saber o horário que eles precisarão ir ao banheiro, evitando acidentes, já que eles nos acompanham em todos os lugares. Além de ajudar no planejamento da nossa rotina respeitando as necessidades fisiológicas deles.

A Royal Canin é parceira do Blog e garante uma alimentação de qualidade para a Hilary ficar sempre saudável e assim continuar por muito tempo me acompanhando nas andanças por esse mundão!

Mas não é só com a alimentação que devemos nos preocupar para garantir mais saúde para nossos cães. Eles precisam estar com as vacinas sempre em dia, protegidos contra pulga e carrapatos e cuidar de sua higiene, além de dar muito carinho! Dessa forma com certeza vocês terão um cão mais feliz e saudável!

Vamos cuidar bem de nossos bichinhos, eles só nos dão alegria e muito amor! <3

Aproveitem para assistir um vídeo que fiz dando banho na Hilary, momento de muita troca de carinho! 🙂

*Consulte sempre um veterinário para te orientar sobre o melhor tipo de ração e produto para o seu cão.

 

Tem alguma outra dica ou dúvida? Deixe nos comentários!

“Eu viajo… Você embarca… Juntos outra vez em mais um aprendizado!”

Reserve seu Hotel com a nossa parceira Booking.com!



Artigo anterior Próximo artigo

Veja também:

Deixe uma resposta

1 comentário

  • Reply amandaferretti 05/12/2017 at 23:15

    Cuidar de um cão é muito importante especialmente se ele é seus olhos e parceiro na vida.