A foto foi tirada no campo da Univali, aparece todos os usuários com seus cães que participaram do evento, ao todo 20, formamos uma meia lua para que todos aparecessem na foto
Atualidade, Brasil, cão-guia

I Encontro Nacional de Amigos e Usuários de Cães-Guia

No dia 27 de agosto de 2016 aconteceu o I Encontro Nacional de Amigos e Usuários de Cães-Guia em Balneário Camboriú/SC. E logicamente eu e Hilary não podíamos perder essa! Estávamos ansiosas pois reveríamos velhos amigos e conheceríamos novos!

Hilary está sentada do lado esquerdo da mala, a mala é praticamente do tamanho dela, aquelas quadradinhas e é lilás

Hilary de malas prontas!

O evento aconteceu na Univali e contou com a presença de 20 usuários de cães-guia e algumas famílias socializadoras, além da comunidade que foi convidada.

No período da manhã teve Mesa Redonda com treinadores e instrutores de cães-guia falando sobre a qualidade do treinamento dos cães, conscientização e esclarecimento de dúvidas. A tarde usuários de cães-guia contando suas experiências e importância desses caninos em suas vidas e finalizou com a palestra de um advogado para falar sobre a lei 11.126 que garante o acesso do cão-guia a espaços públicos e privados de uso coletivo.

Mesa redonda, que na verdade é retangular, com os instrutores e treinadores de cães-guia. Da esquerda para direita, mediador da mesa Felipe, usuário de cão-guia, Carlos, Fabiano, eonardo e não lembro o outro

Instrutores e Treinadores

Da esquerda para direita, mediadora Natalia Alcântara (saiu cortada na foto) Carla, Carlos, Roberto e Flávio

Usuários de Cães-Guia

Assistam alguns vídeos que foram transmitidos ao vivo: I Enconro Nacional de Amigos e Usuários de Cães-Guia

Ficamos hospedados no Hotel Vieira’s, o hotel possui uma boa localização e ótimo atendimento. Ficaram hospedados 9 usuários de cães-guia, imaginem essa cachorrada toda quando se encontrava no café da manhã! Pelo menos sempre sabíamos quando tinha alguém conhecido no restaurante…risos



Booking.com

O final de semana foi recheado de atividades. No dia anterior ao evento tivemos a oportunidade de conhecer a escola Helen Keller, que este ano inaugurou sede em Balneário Camboriú (sempre quis conhecer um centro de treinamento de cães-guia!). Leia mais sobre a inauguração.

Estamos em frente a escola Helen Keller, aparecem 8 usuários com seus cães

Na escola tinham 3 cães praticamente prontos para serem entreguem! Um pouco sobre a estrutura: canil, quarto para acomodar os novos usuários enquanto estiverem na fase inicial do treinamento, área para dar banho nos cães, refeitório e um belo gramado para eles brincarem (onde os nossos cães ficaram correndo enquanto conhecíamos o espaço). Tivemos a nossa disposição para apresentar a escola e tirar dúvidas, os treinadores e instrutores Fabiano e Leonardo do IFC (Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú), além do Renan que nos acompanhou durante todo o final de semana, ele trabalha na escola e também é responsável pelo treinamento dos cães.

Conheça sobre o incrível trabalho dessas escolas:

A noite fomos jantar em uma lanchonete, aquela mesa gigante com 10 cães super comportados deitados ao lado de seus respectivos donos, a Hilary como adora ficar embaixo da mesa lá ficou (fico pensando se lá é o lugar predileto dela porque normalmente sempre tem migalhas que caem no chão, será?).

Sábado foi o dia do evento. Ao final da primeira palestra fomos para fora do prédio onde os cães foram liberados para brincar tanto com os convidados como entre si, imaginem a bagunça de 20 cães brincando? Eles se divertiram horrores!!! Ainda encontraram uma pocinha com lama que alguns resolveram se refrescar nela (fiquei suuuper feliz quando vi que não tinha sido a Hilary)…kkkkkkk

Algumas cenas das brincadeiras e outras imagens do final de semana vocês podem encontrar no canal Fotógrafo de Cães no Youtube.

⇒ Quer sair bem na foto? Faça um ensaio fotográfico junto com seu amigão!!

A noite fomos jantar em uma pizzaria, teve sorteio de brindes e ganhei um pacote de 20kg de ração, um super prêmio! Deu um trabalhinho para voltar para São Paulo de ônibus, mas nada do que “braços amigos” para nos ajudar, não podia era desperdiçar esse prêmio!

Último dia de viagem, nada melhor do que relaxar na praia, fomos a atração durante a caminhada do hotel até lá, 10 cães caminhando um atrás do outro, a Hilary apressadinha como sempre, ficava querendo ultrapassar algum amigo canino.

Estamos todos em pé com nossos cães sentados, alguns deitados, nossa frente

Estou ajoelhada na calçada da praia com a Hilary sentada a minha frente, aparece o mar ao fundo

Após um dia relaxante e um final de semana agitado tanto para mim como para Hilary, chegou a hora de retornar a São Paulo, no mesmo ônibus foram 3 cães, 11 horas de viagem e todos foram dormindo tranquilamente (cães e donos).

Em 2017, no final de agosto, acontecerá o II Encontro, a cidade ainda está sendo definida, nos acompanhem que assim que tivermos o local divulgaremos nas redes sociais e conto com a presença de vocês para prestigiar este belo evento!

 

Algumas reportagens sobre o evento:

Revista Incluir

TV Univali (pré-evento)

SBT (este aparece eu e Hilary)

Mega Curioso

TV Univali

G1 Santa Catarina (vídeo)

G1 Santa Catarina (texto)

De Ponto a Ponto

 

Leia também:

Descubra como é o treinamento de um cão-guia

Como agir quando encontrar um cão-guia

 

⇒ Aprenda Como educar o seu cão em até 8 semanas

“Eu viajo… Você embarca… Juntos outra vez em mais um aprendizado!”

Reserve seu Hotel com a nossa parceira Booking.com!



Artigo anterior Próximo artigo

Veja também:

Deixe uma resposta

2 comentários

  • Reply Silvana 20/10/2016 at 21:48

    Belo trabalho!! Parabéns aos organizadores e a todos que participaram e tornaram esse evento possível!! 👏👏👏👏

  • Reply Guilherme Maia / Casa dos Municípios 09/08/2017 at 18:11

    Olá, Tudo bem Gostei muito do seu post e seu Blog, Parabéns pela iniciativa, gostaria de fazer uma parceria tem como?