Atualidade, Brasil, cão-guia

Fortaleza: A Cidade do Sol

Fui convidada para ministrar uma palestra em Fortaleza falando sobre “Mobilidade Urbana e Cão-Guia” e como uma boa viajante não podia perder a oportunidade de conhecer a Cidade do Sol!

Infelizmente a palestra não foi filmada, mas foi um dia bem gostoso, as pessoas ficaram encantadas com os cães! Tinham 3 cães, a Hilary e 2 cães de assistência.

Mellina está sentada em uma cadeira, segura o microfone, Hilary está deitada a sua frente. Ao fundo aparece parte do telão, uma mesa com microfones, uma pessoa sentada na mesa e outra em pé ao lado

Passado o compromisso do evento foi hora de começar a passear por Fortaleza!

Um dos nossos primeiros passeios foi no Shopping Iguatemi para visitar a Exposição comemorativa aos 150 anos de Alice no país das Maravilhas.

Apesar da exposição não ter sido preparada para receber deficientes visuais, curtimos bastante! Estávamos em 2 deficientes visuais. Nos deixaram tocar em tudo, eram 12 salas com diversas histórias do livro e em cada sala tinha um contador de história que  nos contava a história e descrevia o ambiente para nós. A exposição aconteceu em 2016 em São Paulo e 2017 em Fortaleza, não consegui encontrar sobre próximas exposições, caso tenha novamente acho que vale muito a pena, principalmente para quem é apaixonado por esse “mundo de Alice”!

→ Leia mais sobre a exposição que aconteceu em Fortaleza.

 

Assista ao vídeo desse dia!

 

Quem me acompanha, principalmente pelas redes sociais, sabe como eu AMO sorvete! Por isso lá vai uma dica de sorveteria MARAVILHOSA, a Sorveteria 50 Sabores. Além do sorvete ser DELICIOSO, o atendimento é incrível! Os funcionários bem pacientes, me falavam as opções de sabores, sempre sorridentes, além de terem dado uma caprichada no meu sorvete!rs =D

Não podemos ir a Fortaleza e não visitar o Mercado Central. Ele é enorme, possui 4 andares e lá você encontra todas as coisas típicas do Ceará, comida, artesanato, souvenirs, roupas… O legal é que eles estão se preocupando com a acessibilidade do local, na entrada estão construindo rampas e dentro já possui rampas e elevadores para você ir de um andar a outro.

Queria muito assistir um pôr-do-sol na praia e fomos até o Mercado dos Peixes. Para quem gosta, pode se deliciar com frutos do mar, peixes, tudo fresquinho. Ele foi reformado em 2016, deixando o espaço mais amplo e agradável. Existem várias mesas que você curte um som ao vivo com a vista para o mar. Local muito gostoso para apreciar o pôr-do-sol e passar o fim de tarde. O Mercado dos Peixes fica no final da praia de Mucuripe.

Mellina está em pé em um chão de predinhas, Hilary a seu lado sentada e ao fundo o mar e algumas palmeiras

Antes do sol baixar quis caminhar na Orla da praia e fizemos a caminhada pela Avenida Beira Mar, entrei na Praia de Iracema para tirar umas fotos, o pôr-do-sol estava lindo!

No final da Beira Mar existe uma feirinha de artesanatos e produtos típicos, foi o lugar onde encontrei a castanha de caju mais barata, na barraquinha do Sr. Carlos, ela fica em frente ao Náutico.

Perto da feirinha tem o Jardim Japonês, ele levou mais de 2 anos para ser construído, possui 1.900m² e cerca de 50 espécies de plantas. É uma homenagem ao primeiro imigrante japonês que chegou em Fortaleza, sendo homenagem também aos 285 anos da cidade. O local é pequeno, fica em uma parte mais alta, então é possível ver a Beira Mar um pouco de cima, estava escuro quando fomos, não vi muita graça, mas dizem ser bonito. 😉

Como as praias de Fortaleza não estão muito próprias para banho, resolvemos ir a uma praia mais distante.

A praia da Prainha fica a 35km de Fortaleza, é uma vila de pescadores e pouco visitada por turistas. É uma praia bem tranquila, no dia que fomos estava bem vazia. Ficamos um tempo no quiosque da Tia Elza, eles possuem toda estrutura de mesas, duchas, piscina para crianças, banheiros. Foram super atenciosos com a Hilary, ao ir embora deram balde com água para darmos um banho de água doce nela.

Achei o mar um pouco agitado, então só a Hilary entrou na água. 🙂

Fomos caminhando pela praia até chegar em um braço de mar, onde a água é mais salobra, nem doce e nem salgada, por causa do encontro do rio com o mar. Nessa parte nadamos bastante! Ficamos em uma barraquinha onde tinha mesinhas, pedimos uma porção de bolinho de peixe, mas não curti, a batata frita estava gostosa. Fizemos passeio de jangada, Hilary adorou, tanto que quando retornamos do passeio outros turistas subiram na jangada e a Hilary subiu junto! rs. No passeio de jangada fomos até um mangue, o jangadeiro pegou um carangueijo e colocou na minha mão. 😉

Passamos o dia na Praia, foi uma delícia! Dou uma dica, cuidado com as comidas e com o sol, acabei não passando protetor solar e fiquei direto no sol, além de ter ficado ardendo fui embora me sentindo um pouco mal.

Sempre quis ir ao Beach Park, o famoso parque aquático de Fortaleza! Dediquei um artigo só para contar sobre esse dia! (Em breve será postado aqui!)

 

Fiquei na casa de moradores de Fortaleza, então tive uma experiência diferente de turista, tive um pouco mais de contato com a cultura local e o povo cearense que me acolheu muito bem! Adorei essa cidade e pretendo voltar para conhecer muito mais!

Assista ao vídeo e acompanhe um pouco do que fizemos na Cidade do Sol. Aproveite para se inscrever no nosso canal no Youtube e acompanhar todas as nossas aventuras!

Já visitou Fortaleza? Nos conte o que mais gostou!

 

Leia também:

Acessibilidade no Rock in Rio

Minhas experiências nos parques de Orlando

Um jeito diferente de conhecer Orlando

“Eu viajo… Você embarca… Juntos outra vez em mais um aprendizado!”

Reserve seu Hotel com a nossa parceira Booking.com!



Artigo anterior Próximo artigo

Veja também:

Deixe uma resposta

2 comentários

  • Reply Ruth Teixeira 19/11/2017 at 00:14

    É muito inspirador saber que pessoas cegas podem conhecer de várias formas, o mundo e as pessoas. Enfrentar o desafio de sair de casa, de sua zona de conforto e ir muito além do seu próprio jardim, pode ser muito surpreendente. Parabéns Mellina Hernandes, que outras pessoas com deficiência sigam seu exemplo!

  • Reply Priscila Gonçalves 19/11/2017 at 12:22

    Tenho muita vontade de conhecer Fortaleza. Já cliquei pra ver seu vídeo e saborar mais um pouco da cidade rs
    Tb adoro sorvetes e praqueles lados tem uns muito gostosos. Fiquei com vontade de ver a palestra gosto de me inteirar desses assuntos.
    Sua cachorra é linda demais, tem cara de sapeca e companheira.
    beijo grande floooor

    http://cariocadointerior.com.br/index.php/2017/11/18/o-que-ainda-da-tempo-de-fazer-em-2017/