Apreciando os encantos da Grécia

Apreciando os encantos da Grécia

Enfim o último destino da viagem, a maravilhosa Grécia! Como tenho uma tia que mora em Creta aproveitei a ida a Europa para visitá-la. Passeamos por Atenas, fiquei impressionada com a riqueza do lugar, tanto de arquitetura como de história.

No primeiro dia fomos jantar em um restaurante, e na saída tinha um carro estacionado igual ao do Mr. Bean, achei uma graça e fui tirar foto, mas não vi que o dono do carro estava dentro…rs

A Acrópole de Atenas é um patrimônio da humanidade. É uma colina rochosa de aproximadamente 150 metros de altitude, foi construída para homenagear a deusa Atena e serviu como fortificação militar, centro político e santuário religioso por mil anos. A construção principal da acrópole é o Parthenon.

A subida até o Parthenon é árdua, ainda mais que estava muito calor no dia em que fomos, mas vale a pena! O templo foi construído no século V a.C., hoje não tem mais cor (acho que está branco), mas já foi colorido, fico pensando que subiram com toda aquela estrutura de pedra, fiquei impressionada! De lá também se tem uma bela vista da cidade.

 

Foto da vista da acrópole, aparece a cidade
Vista da acrópole

Na parte Sul da acrópole possui o teatro e santuário de Dionísio, foi o teatro mais importante de Atenas, onde estrearam peças de autores clássicos da época.

Praticamente tudo da história grega me impressionou, fui no templo de Poseidon em Sounion que foi construído de forma que formasse um triangulo equilátero com o Templo Archea e o Parthenon. Esses três templos ficaram conhecidos como o triângulo sagrado da antiguidade. Nessa fico pensando, não existia mapa naquela época, como sabiam que formava um triângulo?

Uma coisa curiosa é que no metrô não possui catraca, você precisa comprar o bilhete e ficar com você, não precisa passar em lugar nenhum, mas se um segurança te pedir o bilhete e você não tiver, além de ter que pagar uma multa ele te faz pagar o maior mico na frente de todo mundo, se eu tivesse sozinha ficaria bem perdida, porque não lembro de ter visto guichê para comprar o bilhete, tinha somente essas maquininhas (pode ser que tinha mas não vi, o que não é muito difícil de ter acontecido). O mesmo bilhete serve também para o ônibus.

As catracas não possuem lugar para passar o bilhete, são somente pequenas torres de alumínio, para quem mora em SP parece aquelas quando muda da linha amarela para vermelha
Catraca do metrô em Atenas

Os taxistas são engraçados também, pegamos um taxi para uma estação X do metrô, lá os taxis são compartilhados, quando chegou em uma determinada rua o taxista mandou a gente descer porque ele não queria ir para direita, onde era nossa estação, tivemos que descer e ir a pé até a estação Y e de lá ir até onde queríamos.

Visitamos o Museu Histórico Nacional, em frente possui uns soldados, que são selecionados a dedo (precisam ser altos), para ficarem imóveis, dizem que não podem se mexer nem se tiver incêndio..rs… São bonitos, mas coitados, reparem no sapatinho deles…kkkkkkk

Como todo museu, tinha muuuuuita coisa, várias esculturas dos deuses, vasos, tudo coisas que encontraram no mar ou enterrados, na época era costume enterrarem os pertences com os mortos, mas me impressionei com o tamanho das coisas que encontraram enterradas, tinha coisa em perfeito estado. Mas uma coisa me “doeu” quando vi, as mulheres irão me entender…rs, um aparelho ginecológico usado na época, imaginem só, hoje já é desagradável, imagine naquela época com isso?

Não consigo descrever exatamente como é o instrumento, só lembro que fiquei horrorisada quano vi no museu...risos
Instrumento ginecológico

De Atenas fomos para Creta em um navio que faz cruzeiro e como não era época ele era usado para transporte de passageiros entre as ilhas. Nunca tinha andado de navio, enorme! Fomos no restaurante comer algo e tinham 2 gregos conversando e falando sobre a gente, crente que não estávamos entendendo o que eles falavam (eu realmente não estava), foi quando minha tia virou e falou com eles em grego, levaram um susto! Eu sem entender o que eles falavam, doida para ir dormir porque estava sentindo o maior enjoo. Fiquei o dia todo sentindo aquela marola, beeeeem desagradável. Morro de vontade de fazer cruzeiro, mas por causa dessa experiência fico com receio.

Grécia tem uma culinária divina, me apaixonei pelo “souvlaki” que é um fastfood grego com pão pita (parecido com o sírio) que se faz um rolinho e se recheia com carnes e outros acompanhamentos, além dos sorvetes que são deliciosos!!! Hummmmmmmm

O mar é de um azul turquesa incrível, super transparente, fiz um passeio de barco onde o fundo era de vidro, nele conseguíamos ver as crateras (devido a erupção de um vulcão, acredito ser o vulcão de Santurini, existem várias crateras no fundo do mar), os peixes, estrela do mar. No caminho passamos por uma ilha onde o guia disse que antigamente era usado para esconder as armas na época da guerra e depois os leprosos eram abandonados lá. O guia do passeio mergulhou e pegou um ouriço do mar onde pude tocar, ele é cheio de espinhos e se mexia na minha mão, fiquei com maior aflição!

Fiquei bem triste por meu inglês ser bem ruim quando fui para lá. O namorado da minha tia, na época, me contava a história da Grécia (um dia minha tia precisou trabalhar e ele me levou para passear) e não conseguia entender muita coisa, nossa conversa era meio limitada porque ele não falava muito bem inglês e eu tão pouco, chegava momentos da conversa que dizíamos que não sabíamos como falar tal coisa em inglês e a conversa acabava li…rsrs. Fomos jantar em um restaurante estilo taberna, a comida era divina! E como viciei em crepe, não deixei de comer um por lá…rs.

Foto do crepe de queijo, aparece somente parte da minha mão e em destaque o delicioso crepe
Meu tradicional crepe de queijo

A cidade de Creta é bem antiga, não possui acessibilidade, em alguns lugares que caminhamos mal tinha calçada, o que dificulta para cadeirantes. Sobre Atenas confesso que não reparei muito, como tinha sempre alguém comigo não prestei tanta atenção no quesito acessibilidade. Mas a Grécia é linda e com certeza quero voltar!

E esse foi meu último destino dessa viagem, voltei pro Brasil cheia de histórias e boas recordações!

 

Assista ao vídeo com as fotos curtindo uma música grega.

Veja o começo dessa aventura na Europa em:

Leia também:

Clique aqui para conhecer a PetLove

3 comentários sobre “Apreciando os encantos da Grécia

  1. Maravilhoso!!! Que vontade deu de conhecer a Grécia tbm!! 👏👏👏👏👏👏

  2. Gracias! Soy una abuela uruguaya. Estuve y conocí algo de Grecia.
    Me gustó encontrar TU Grecia en fotos, relatos, video y sensibilidad.
    Es cierto que la vida es corta y hay que disfrutar haciendo realidad los sueños.
    Cada viajero tiene su encuentro diferente pero siempre mágico con las Grecias, xq son infinitas
    No conozco Creta y es mi SUEÑO pendiente. No tengo tía por allá. 😎
    Ojalá logremos volver a comer esos increíbles gyros, suvlákis y pagotós
    Adoro sus canciones, danzas y música tanto como su trato hospitalario.
    Kaló taksídi Mellina

  3. ¡Hola Violeta! ¡muchas gracias! ¡Tenemos que aprovechar la vida al máximo! ¡Grecia es maravillosa! ¡Adoro todo de allí! Besos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *