Como conseguir um Cão-Guia

Como conseguir um Cão-Guia

Muita gente me pergunta como conseguir um cão-guia e resolvi escrever esse artigo para contar como eu fiz.Já escrevi sobre o processo da Hilary, vocês podem ler em “Sobre Hilary” e em Há 3 anos você chegou em minha vida conto sobre a transformação da chegada dela em minha vida.

Infelizmente a quantidade de deficientes visuais cadastrados é bem maior do que a quantidade de cães doados no Brasil. Estima-se que existam somente 150 cães-guia em todo o país. Aproveito para dizer que os cães-guia são DOADOS, você não deve pagar para adquiri-los.

Antes de se aplicar para receber um cão-guia alguns pontos devem ser analisados. Eles são uma vida e você precisa ter absoluta certeza de que realmente quer ter um.

Se faça essas perguntas antes de fazer os cadastros nas instituições:

  1. Você quer um cão-guia para realizar suas rotinas práticas ou para a realização de um sonho?
  2. Você gosta de cachorro?
  3. A presença dele 24hs por dia irá te incomodar?
  4. Você está disposto a dividir a sua renda com gastos fundamentais para o cão? (Ração de qualidade, banho, vacinas, veterinário, brinquedinhos, medicação…)
  5. Lembre-se que ele estará presente em todos os lugares que você frequentar e a higiene dele é muito importante para que ele não fique com cheiro desagradável.

A nossa rotina muda quando pegamos um cão-guia, é uma vida, então precisamos nos preocupar com o bem-estar e necessidades deles. Tem horários certo para alimentação, horários para as necessidades fisiológicas (sim, xixi e coco, e esse é você quem irá recolher), além dos cuidados com a higiene (banho, escovar os dentes, pelos, limpar o ouvido…).

Tudo isso precisa ser levado em consideração, é muito fácil pensar em querer ter um cão-guia, porque são bonitos, companheiros e etc, mas precisamos lembrar sempre de que são uma vida e requerem cuidados. Eu considero como se fosse ter um filho, nossa vida realmente muda após a chegada deles. O que para mim, esses cuidados que preciso ter com a Hilary são o mínimo pelo que ela faz por mim. Ela me deu mais independência, está sempre do meu lado, me dá carinho, me irrita as vezes (quando me acorda de madrugada para comer… rs), mas eu AMO a minha pretinha! <3

Agora vamos lá, avaliou todos esses pontos? Você tem realmente CERTEZA de que quer um cão-guia? Sim?

Então vamos aos passos que precisam ser tomados antes de uma “Hilary” chegar em sua vida!

O primeiro passo é você ter um bom relacionamento com a deficiência visual, digo isso porque sabemos que a etapa de aceitação é complicada, principalmente para quem perdeu a visão depois de já ter enxergado (experiência própria), seja na infância, adolescência ou fase adulta. Quando a Instituição tem o cão pronto para ser entregue, eles começam a procurar os candidatos, fazem todo um processo de entrevistas, tipo como se fosse uma entrevista de emprego mesmo…rs…e o primeiro “processo seletivo” que fui chamada foi em 2012, nessa época ainda não lidava bem com minha deficiência visual, estava em processo de aceitação, ainda tinha vergonha de usar a bengala e mostrar para as pessoas que eu não enxergava. Por causa disso não “passei” para a próxima etapa.

Vamos parar para pensar: a bengala podemos guardar na bolsa quando estamos com alguém que enxerga, dessa forma as pessoas nem perceberão que somos deficientes visuais, certo? Agora com o cão-guia, o tempo todo estaremos mostrando que somos deficientes visuais, não tem como guarda-los na bolsa, por isso essa questão precisa estar bem resolvida na nossa cabeça.

Segundo passo, ter mobilidade. Precisamos saber usar a bengala e principalmente ter Orientação e Mobilidade, pois somos nós que damos os comandos para onde o cão deve ir, eles não são um GPS. Depois de terem aprendido os lugares da sua rotina fica mais fácil, é só dizer “trabalho”, “casa”, que eles já conhecem o caminho, mas você precisa estar sempre atento pois pode acontecer algo no meio do caminho que os distraiam e acabem desviando o trajeto.

Assunto deficiência visual resolvido, já tenho mobilidade, e agora? Que passo devo tomar?

Existem instituições no Brasil que fazem a doação dos cães-guia e devemos fazer o cadastro em todas para aumentar as nossas chances. São elas:

→ Instituto IRIS (São Paulo)

→ Instituto Magnus (Sorocaba)

→ Helen Keller (Balneário Camboriú)

Instituto Carioca de Cão-Guia – Rio de Janeiro

→ Projeto Cão-Guia DF (Brasília)

O site está sendo reformulado. O cadastro deve ser feito através do e-mail caoguiadf@gmail.com

→ Viver sem limites – é um projeto do governo, os cães são entregues pelos Instituto Federais (locais onde já entregam cães: Balneário Camboriú, Alegre/ES e Goiás). Para adquirir um animal treinado pelos Institutos Federais é necessário estar inscrito no Cadastro Nacional de Candidatos à Utilização de Cães-Guia da SDH. A inscrição compõe uma lista de candidatos elegíveis para aquisição nos processos de seleção realizados pelos Centros, por meio de edital.

→ MO4P (São Paulo)

*Clique em cima do nome de cada instituição para saber mais.

Não significa que você fazendo o cadastro nessas instituições já conseguirá seu cão-guia, pode ser que você tenha sorte e logo tenha um retorno, mas pode acontecer de você esperar um tempo maior, eu esperei por 4 anos. Um dos critérios para a escolha dos usuários é o perfil dos cães que já estão treinados, é como um casamento, a dupla precisa ter sintonia. Um exemplo, o cão é agitado, anda rápido, não adianta escolher um usuário que anda devagar, tem uma rotina mais pacata, a dupla não dará certo, não será bom nem para o usuário e nem para o cão. Por causa disso a fila não tem ordem, não quer dizer que você foi o primeiro a se cadastrar que será o primeiro a receber, tudo dependerá do perfil do cão.

Após feito os cadastros é só aguardar, como disse acima, não tem como saber quanto tempo irá levar para entrarem em contato, o negócio é ficar torcendo para que seja logo!

Se você não possui deficiência visual te convido a conhecer mais as instituições e ajudar sendo uma família socializadora ou ajudando com doações, lembrando que as instituições não cobram para doar os cães e dependem de doações, patrocínios para poderem treinar os cães. No vídeo abaixo conto mais sobre Família Socializadora, uma etapa muito importante no treinamento do cão-guia.

Ficou com mais dúvidas sobre o assunto? Deixe nos comentários que adorarei responde-las!

Leia também:

Cães de Assistência e Cães de Intervenção Assistida com Animais

A importância de uma boa alimentação para os cães

A Hora do Banho

Clique aqui para conhecer a PetLove

18 comentários sobre “Como conseguir um Cão-Guia

  1. Olá, boa noite! Eu sou a Daniela, tenho 3 filhos, moro em Embu das Artes, São Paulo, e gostaria de tornar a minha família, uma família socializadora, o que preciso fazer? Quais são os requisitos?

  2. Olá Daniela! Para se cadastrar para ser família socializadora precisa entrar em contato com as instituições que fazem o treinamento dos cães. Para os cães de assistência pode contactar a Bocalan Brasil e cães-guia, mais próxima de São Paulo é o Instituto Magnos. Abraços e obrigada pelo interesse!

  3. Bom dia! Vou morar em apartamento, um cão guia sofreria com isso por conta do espaço

  4. Olá Lilian! Eu moro em apartamento e a Hilary é bem adaptada. Como cão-guia está sempre saindo com o dono, não tem problemas de morar em apartamento. Boa parte dos meus amigos que tem cão-guia moram em apartamento também. 😉 Abraços!

  5. Olá Mellina me apaixonei por sua história, sou Cinara moro em Salvador e entrei no link para aprender sobre cães guias para ajudar um amigo deficiente visual.
    Amei a sua página, suas explicações e a Hilary claro, pois sou protetora de animais e como não ama–los? Vou compartilhar sua história e página. Bjos

  6. Olá Cinara! Seja bem-vinda em nosso Blog! Acompanhe a gente nas redes sociais também @4ppelomundo, posto bastante coisa por lá! Obrigada por compartilhar e ajudar a difundir a informação do cão-guia! Boas Festas!!! Beijos <3

  7. Iluminada MELLINA gostaria de ter o necessário p socializar o cão guiA
    . Tal vivência me será muito benéfica. Solicito se possível orientação p q possa contribui e após ser eu treinado poder treinado o cão…

    Imensamente grato vc a Villar mudaram minha vida pensamentos num período de 01 hora …e vivo curtindo toda o trabalho drdrmpemhado…não conheci uma anjo conheci a própria divindade e está agora fax parte da minha vida diuturnamente…bjs a Hilary a vc mel ap namorado família e todos q lhe querem bem

    Sou eternamente grato por ter lhe conhecido..bjs a todis

  8. Olá Cristiane! Quais os requisitos para se ter um cão-guia? Essa avaliação é feita pela instituição, quando você se cadastra, preenche um formulário com varias perguntas sobre a sua vida. O primeiro passo é fazer o cadastro nas instituições e depois aguardar o contato deles! Abraços

  9. Oi, Mellina! Achei tão linda a sua história e o seu blog! O meu pai está perdendo a visão. Ele tem glaucoma. Eu sinto que preciso me preparar para poder ajudá-lo quando chegar a hora. Que conselho você me daria? Quero tanto poder ajudar o meu pai. Moro próximo a Alegre (ES) e até pensei em ir lá para saber como funciona o projeto cão guia. Obrigada pelo conteúdo esclarecedor.

  10. Olá Serrana! Fico feliz em saber que gostou do artigo! Bom, antes de tudo, muita paciência e compreensão! Saiba que ele será capaz de fazer as coisas dele, mas no início será difícil… Deixe ele fazer as coisas no tempo dele, mas sempre mostrando que ele consegue ser independente, não faça tudo por ele, principalmente pela questão da idade… Mas caso queira, me envie um e-mail e conversamos melhor! Um grande beijo

  11. Ola Melina,meu caso é deficiência auditiva (adaptada c aparelhos auditivo) com mobilidade reduzida e baixa visão, uso bengala, preciso muito de apoio cão guia, mas moro em Campinas /sp, como faço p me cadastrar e ser atendida aqui?, Obrigada

  12. Olá Eliana! Você pode se cadastrar no Instituto Magnus e no Instituto Iris, os links estão no artigo, é só clicar no nome da Instituição! Caso seja selecionada eles entrarão em contato para fazer todo o processo de cadastro e pré-seleção. Beijos e Boa Sorte!

  13. Queria um pq tenho retinoza requepimentar eu tô ficando sega
    E eu gostaria de ter um pra mim acompanha 🥰 ficarei muito feliz se eu ganha um

  14. Oi Aline! Na torcida para que você consiga seu anjo de 4 patas! 🙂

  15. Oi boa tarde! Adorei seu artigo, me ajudou muito… Sou adestradora e fui convidada a palestrar em uma universidade, para a turma do curso de veterinária. Tema: Acessibilidade e inclusão – Cães guias (cuidados). O que você me sugere e que é de extrema importância abordar? Obrigada pela atenção!

  16. Gostei muito e tenho um amigo que precisa de um muito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *