Niterói – RJ

Chegamos de Floripa na terça-feira e na sexta-feira já estávamos embarcando rumo a Niterói!!

Nunca tinha pensado muito em Niterói como roteiro turístico, mas ultimamente estava lendo muitas postagens a respeito da cidade e comecei a pensar em planejar uma viagem para lá, aproveitar para conhecer Niterói e rever amigos queridos que residem lá. Não imaginava que seria tão rápido!

Logo que voltei da Ilha da Magia minha amiga (deficiente visual também) me convidou para viajar no final de semana seguinte pois estaria sem a filha e resolvi encarar mais essa aventura!!

Como somos vizinhas, fomos juntas até a rodoviária. Compramos nossa passagem na hora, tinha somente para duas horas depois e resolvemos almoçar, já que estávamos com tempo de sobra. O funcionário da rodoviária nos deixou no restaurante e foi embora. Depois demoramos para conseguir ajuda para ir tomar um sorvetinho (muito calor e não sou de ferro né?rs). Sorvete tomado, pedimos ajuda para o pessoal que estava sentado perto e foram chamar uma funcionária para nos auxiliar até o banheiro e nos levar à plataforma. Pergunta se alguém apareceu? Outra passageira que nos ajudou, se ficássemos esperando perderíamos o ônibus… Não é a primeira vez que isso me acontece, os funcionários deviam deixar alguém avisado para quando terminarmos de comer chamarem eles ou ter alguém por perto, isso facilitaria bastante.

Estamos na plataforma de embarque na rodoviaria, minha amiga a esquerda, eu a direita e Hilary ao meu lado

Após algumas horas de viagem, parada em Resende. Descemos para Hilary se aliviar. Isso feito e era nossa vez, pedi para ela encontrar o banheiro para mim. Toda decidida ela começou a andar em frente, concentrada e com passada rápida, virou levemente para esquerda, seguiu em frente e quando foi, mais decidida ainda, virando para direita, nessa escuto uma mulher gritando “Não moça! Aí é o banheiro masculino!”, ela encontrou o banheiro, só não especifiquei que era o banheiro feminino que eu queria!!kkkkkk. Sempre me impressiono quando estou em algum lugar diferente e ela encontra o que peço, mesmo sem saber onde é. Uma vez, em Poços de Caldas, entrei em uma loja para ver o preço de um bolo, saí da loja, fui até outro local e depois precisaria voltar para buscar o bolo, sem muita esperança pedi para Hilary encontrar a loja do bolo, não é que ela achou?! E a loja já estava fechando as portas!!! Fiquei extremamente feliz e impressionada!!!

Voltando a Niterói… A viagem foi extremamente longa, 10hs, pegamos muito trânsito na ponte Rio-Niterói, eu estava super impaciente e não conseguia ninguém online no WhatsApp para bater papo e minha amiga capotada do lado. 🙁

Anos de resistência a hostel e depois que conheci o primeiro já fiquei em outro logo em seguida! Ficamos no Niterói Hostel, fica em Icaraí. O dono, Felipe, é super simpático e atencioso!! Chegamos por volta de 23hs, mortas de fome, tentamos pedir comida pelo ifood mas já estava tudo fechado e o Felipe nos levou para comer cachorro quente na Praia de São Francisco. Chegamos no calçadão e fui levar a Hilary para se aliviar, ele e minha amiga já se direcionaram no carrinho de hot dog e eu não percebi, quando viro para frente cadê eles? Sai andando e pensei, irão me encontrar. Foi nessa que descobri que o calçadão é repleto de carrinhos de lanche, andava e nada de aparecerem, comecei a entrar em desespero, resolvi voltar porque já tinha andado demais e fui pedir ajuda para uma mulher que passava por lá, toda solícita ela foi andando comigo até que o Felipe apareceu, ufa!! Alimentadas e de volta ao hostel, hora de descansar para curtir o dia seguinte!!

O Niterói Hostel também é República, estilo diferente do hostel que fiquei em Florianópolis. Fiquei no quarto feminino com minha amiga, como estava vazio, ficamos sozinhas no quarto. Não possuem banheiro privativo, somente compartilhado. O espaço do quarto é bom, gostei do estilo de armário deles, tem até cabideiro dentro! 😀 Possui ventilador de teto e Ar Condicionado, só não gostei das beliches, a cama é bem confortável, porém o espaço entre a cama de baixo e a de cima é super pequena, não conseguimos nem ficar sentadas na cama que batemos a cabeça.

Como o banheiro adaptado era o mais próximo do nosso quarto, ficamos usando ele, sinceramente nunca tinha usado um banheiro adaptado com chuveiro, não tem box e por isso o banheiro ficava bem molhado depois do banho, não sei se é normal ou se o ideal seria ter algo que ajudasse a escoar melhor a água não deixando ir para fora do box. Os moradores da república eram bem simpáticos, ficavam na deles (afinal, a maioria estudantes…rs), mas sempre dispostos a nos ajudar!

Devido ao cansaço da viagem acabamos acordando tarde no sábado, o hostel não oferece café da manhã e, meu amigo que mora em Niterói, passou para nos buscar. Ele tem cão-guia, a Brida, ela é capa do livro Amor de Guia, um capítulo do livro é dedicado a essa bela dupla!

Tomamos café em uma padaria que fica no bairro São Francisco (percebi que a galera gosta de comer nesse bairro…rs). De lá tentamos ir ao Forte Rio Branco, estava uma mega fila de carros para entrar e desistimos, mas acho que foi um bom negócio! Acabamos indo na Praia de Cambuinhas!

A Praia de Cambuinhas é localizada em uma região oceânica, entre as Praias de Itaipu e Piratininga, possui 2.600m de extensão, suas águas são transparentes e esverdeadas. Possui esse nome devido ao encalhamento de um navio com o mesmo nome. Ao redor da praia possui belíssimas casas! Há vários quiosques espalhados e também vendedores ambulantes.

O mar estava bem calmo e água quente, do jeito que gosto!rs. Ficamos em um quiosque, estávamos com dois cães. O atendimento muito bom, mas achei bem salgado o preço das coisas, uma água de coco custa R$ 8,00! Ficamos um tempo jogando conversa fora, tiramos algumas fotos e a fome bateu!

Saímos de lá e fomos almoçar no restaurante Buzin em Itaipu. Fomos bem atendidos. Talvez pela falta de experiência, acabamos precisando pedir ajuda aos garçons, já que estávamos em três deficientes visuais e ficaria ruim para esposa do meu amigo servir todos nós. Possui bastante variedade de comida, bem saborosa! Não sei se é costume de carioca, mas mal senti o gosto de arroz no meu prato de tanto feijão que o garçom colocou!! Kkkkkkk

Eu a esquerda, um pouco atrás de meu amigo que está a direita, Hilary está entre eu e ele e Brida, uma golden retriever, está a direita da foto

Meu amigo tinha compromisso e voltamos ao hostel. Como ainda era cedo, queríamos curtir mais um pouco a praia e a filha de uma residente da república nos levou à Praia de Icaraí.

A Praia de Icaraí é bem movimentada. No calçadão da sua orla possui várias amendoeiras plantadas para proporcionar um ambiente mais fresco e agradável para seus frequentadores. Tem uma belíssima vista do Corcovado, Pão de Açúcar e Pedra da Gávea. Ela é bem iluminada a noite, o que faz com que as pessoas frequentem a praia mesmo sem sol. 🙂 Tinha bastante gente praticando esporte na praia e caminhando no calçadão! Também fizemos nossa caminhada e paramos para tomar água de coco, R$ 6,00 (em pensar que em Natal cheguei a pagar R$ 1,00!!).

Hilary não me deixou dormir, me acordou ás 2:30 para ir ao banheiro acreditam? Lá fui eu de pijama na rua, morrendo de medo, afinal, RJ e o hostel fica próximo de uma comunidade, falaram ser tranquila, mas vai saber né? Ainda mais pelo horário…

Domingão resolvemos deixar meu amigo tranquilo, pois estavam com visita de parentes, e fomos passear sozinhas, várias aventuras!!

Fomos tomar café da manhã em uma padaria próxima do hostel, primeiro queriam que ficássemos do lado de fora por causa da Hilary, disse que queria ficar dentro pois era mais fresco e nos acomodaram do jeito que pedi, gostei do atendimento e da comida. Pedimos para o garçom nos levar ao ponto de ônibus e ele ficou esperando até nosso busão (linha 33) chegar. Genteeeeee, estava hiper, ultra, mega, blaster lotado!!!!! Galera toda indo pra praia, cheio de isopor no chão, gelo, sacolas… Maior farofa!!!kkkkkk. O motorista não saiu enquanto eu e minha amiga não sentamos, achei super legal isso! Até fazem isso em SP, mas é raro. Na primeira parada da praia o ônibus esvaziou e seguimos nosso caminho até a Fortaleza de Santa Cruz da Barra!!

Descemos no ponto final e o motorista nos deixou com o fiscal. De hora em hora tem ônibus que sobe até a Fortaleza, mas como estava muito cheio não subiriam. Chamamos um Uber (ficou R$ 9) e ele nos ajudou quando o carro chegou.

Chegando na Fortaleza o motorista nos deixou com um guia do local e foi embora. Possui visita guiada e como estavam em um grupo relativamente grande veio o Gustavo para nos ajudar. O passeio foi tão incrível que resolvi dedicar um post só para contar melhor como foi!! Leia em Fortaleza de Santa Cruz da Barra.

Após o incrível passeio chamamos outro Uber para nos levar ao Parque da Cidade (R$ 20,00).

Como a Fortaleza fica afastada demorou bastante para chegar. Quando o primeiro motorista do Uber chegou, tinha um outro guia aguardando com a gente, ele foi até o motorista e falou que tinha um cachorro e o motorista disse que não levaria e foi embora, como não estávamos perto não pude brigar e exigir que ele nos levasse, já que é meu direito e acabamos tendo que ficar mais de meia hora esperando até o terceiro que solicitei chegar, porque o segundo, depois de 10min esperando, cancelou a corrida.

Um senhor bem simpático, disse que fazia muitos anos que não ia ao Parque da Cidade e acabou descendo um pouco quando chegou lá…rs

É do Parque da Cidade que você consegue ter a melhor vista dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro!! O parque possui um mirante com visão panorâmica das praias oceânicas de NiteróiBaía de Guanabara, Pão de Açúcar, Pedra da Gávea, Cristo Redentor, entre outros pontos famosos do Rio de Janeiro… Quer mais?? 🙂

Foi inaugurado em 1976, é uma área de preservação ambiental, localizado no alto do Morro da Viração, a uma altitude de 270m, ocupando cerca de 150 mil m². Para quem curte é possível fazer trilha. No alto do parque se tem acesso a 2 rampas onde acontecem os voos livres, e tinha pensado em voar de Asa delta. Mas chegando lá descobri que só voam de parapente, asa delta somente voo individual. Enquanto conversávamos com o instrutor, o Magno da empresa Magnitude ,um rapaz estava tentando voar, o “balão” (não sei o nome correto, mas o paraquedas do parapente..rs) inflou e depois caiu nas nossas cabeças!! Ainda bem que o negócio é macio… kkk

Quem tiver interesse em fazer um voo duplo (é uma delícia, já voei 3 vezes!) entrar em contato com o Magno pelo telefone (21) 97033-6538, diga que viu aqui que ele faz um preço bem bacana! 🙂

Minha amiga teve a ideia de pedir carona para o instrutor, pois como o pessoal que voa de parapente pousa na praia, o resgate precisa busca-los. E lá fomos nós na caçamba da caminhonete!!! Hilary se enfiou atrás de mim para se proteger do sol..rs. Descemos na Praia de Piratininga.

A Praia de Piratininga é a porta de entrada da região oceânica e é a maior praia desta região. Ela é formada na união de duas praias, Praião e Prainha, formando 2,7km de extensão. Possui um belo visual, com destaque para a Pedra da Baleia, muito usada para mergulho e uma vista para o Pão de Açúcar e Cristo Redentor! Ficamos no quiosque do Chicão, penúltimo quiosque antes da prainha, o atendimento foi show!! E olhem a diferença de preço, a água de coco custou R$ 3,30! Deixei a Hilary no quiosque e fomos até a praia tirar umas fotinhos.

Chamamos outro Uber para nos levar de volta ao hostel. Não sei se era o final de semana em questão, mas tivemos muita dificuldade com o Uber, ou cancelavam nossa corrida depois de alguns minutos já de espera ou o tempo para o carro chegar era relativamente grande, comparado com SP.

Últimas horas em Niterói e encontrei um amigo querido que está morando fora do Brasil e estava por lá visitando a família. Fomos comer uma pizza na Pizzaria Manjericão. Ao chegar na porta a funcionária disse que não aceitavam cachorro, explicamos ser cão-guia, ela verificou com o gerente e tudo certo. A partir daí o atendimento foi excelente! A pizza é gostosa, mas sinceramente, eu como paulistana e filha de ex-dono de pizzaria, prefiro nossas pizzas daqui…rsrs

Minha amiga estava tão acabada por causa dos passeios que não quis ir com a gente, ficou nos esperando no hostel e deu um pequeno depoimento final…kkkkkk

Mais uma vez, tudo arrumado, chamamos o Uber até a rodoviária (R$ 15,00). Entramos no ônibus e simplesmente capotamos!!!! Nem vimos a parada em Resende…rs.

E agora? Qual será o próximo destino? Aceito sugestões!! =D

Gostou? Curta, comente e compartilhe!!!

Nos siga também nas redes sociais @4ppelomundo.

Clique aqui para conhecer a PetLove

6 comentários sobre “Niterói – RJ

1. Olá Mellina ! ótima matéria sobre niteroi…Estou morando em Icaraí e perdi a oportunidade de reencontrá-la. Parabéns pelo belo trabalho !!!

2. Niterói é mesmo encantadora, mas compreendo a preferência pelo tempo chuvoso de São Paulo; também odeio calor! Hahahaha

3. Oi Gilson! Ai que pena, estávamos bem perto 😢
    Na próxima nos encontramos!! Obrigada!! 😉 Beijos

4. O Rio de Janeiro é lindo, não só a cidade mas, todo o estado! Com certeza Niterói será a próxima cidade do Rio que visitarei. Valeu pela dica 🙂

5. Olá Leonny! Vale muito a pena conhecer! Espero que aproveite as dicas e visite as 7 maravilhas da cidade 😉

6. Acho Niteroi uma graça!!
    Sem contar que a travessia da ponte é bem legal!! A vista pro Rio fantástica!!