Casa Nova Vida Nova

Casa Nova Vida Nova

No artigo anterior, Novos Ciclos, falei para vocês sobre o início de uma Nova Fase em minha vida, saí da casa dos meus pais para morar com meu namorado, dando início a uma Vida Nova!

Atendendo a pedidos, vou compartilhar melhor com vocês como está sendo essa minha nova vida na casa nova, principalmente pela questão da deficiência visual, sei que muita gente tem curiosidade em saber.

Esse pedido foi feito em minhas redes sociais, no Instagram, aproveita e já passa lá para nos seguir! @4ppelomundo

 

Por causa da deficiência visual, precisamos mapear o ambiente, já que não enxergamos, e como fazemos isso? Andando por ele, “calculando” a distancia de cada cômodo, localização dos móveis e de cada coisa que está dentro de casa.

No começo é normal esbarrarmos nas coisas, paredes, ficar perdido ao precisar de algum objeto, ao cozinhar, lavar roupa, limpar a casa, escolher uma roupa no armário, tudo o que está relacionado a nossa rotina dentro de casa, mas com o tempo vamos nos ambientando e tudo fica mais tranquilo!

Além da ambientação dentro de casa, precisamos conhecer nosso bairro, a melhor forma de fazer isso é com alguém que enxerga, até conseguimos aprender sozinhos, mas é mais trabalhoso. Andava com o namorido pelo bairro, ele ia me falando o nome das ruas e estabelecimentos, mas sou um pouco lesa para me localizar e ele precisou repetir os lugares por diversas vezes…rs… confesso que ainda não gravei tudo direito, mas os pontos principais já aprendi! =D

Hilary precisou aprender os novos caminhos junto comigo. Assim que sai dos meus pais já fui dizendo para a Hilary “Vamos para casa”, quando chegamos falei “Chegamos em casa”, tudo para ela ir habituando aqui como o novo lar. Quando precisei sair com ela pela primeira vez para banheiro, já fui batizando todos os pontos principais dando biscoitinhos, na segunda vez que descemos ela já estava dominando o local! 😉

O caminho que aprendemos primeiro foi de casa e do metrô, aos poucos fomos e estamos conhecendo novos lugares.

Como sou a responsável por fazer a maioria das coisas de casa e gosto de ter o máximo de autonomia possível, procurei comprar utensílios domésticos que me trouxessem essa independência.

Hoje estamos em um momento cada vez mais “touch”, dificultando para quem não enxerga se o aparelho não tiver nenhum recurso de acessibilidade.

Por estarmos em um apartamento e para economizar espaço, optamos por uma Lava e Seca, antes de escolher o modelo fui em uma loja física para tocar e ver qual me atenderia melhor. Uma vantagem da tecnologia é que estão querendo deixar os aparelhos cada vez mais inteligentes, conseguimos ativar pelo celular e até por voz. E foi esse o critério que me fez escolher a minha máquina de lavar roupa, baixei o aplicativo, consigo ligar e selecionar as funções pelo meu celular.

Derrubava bastante amaciante e sabão líquido quando ia colocar na tampinha, aí tive a ideia de colocar o amaciante em uma embalagem de produto para limpar o ouvido da Hilary, que tem um bico afunilado e o sabão em uma embalagem grande de mostarda (cedido pela mamis), dessa forma consigo dosar a quantidade que sai e não derrubo mais. =D

Assim fui buscando, e ainda busco, soluções para facilitar o meu dia a dia como dona de casa!

Por não enxergar, muitas vezes coloco algo em um lugar para guardar e acabo esquecendo, estou me policiando para fazer as coisas na hora, quando enxergamos é mais fácil, vemos fora do lugar e lembramos de guardar, agora sem ver complica, só lembramos quando, por acaso, tocamos nele. Isso tem acontecido bastante com coisas que preciso guardar na geladeira, corto minhas frutas de manhã, coloco o que sobrou em um pote para guardar na geladeira, começo a fazer minhas coisas e acabo esquecendo.

Sei varrer, mas acabo sempre deixando sujeira para trás, então comprei um aspirador robô, que por sinal está caminhando pela casa enquanto escrevo, e um aspirador vertical, para usar em dias de faxina.

Sair da nossa zona de conforto não é fácil, como disse no artigo anterior, ainda sinto falta dos meus pais, do conforto da casa da mãe, mas está sendo uma experiência muito importante para o meu amadurecimento!

E o principal, por mais que tenha algumas dificuldades e passe alguns perrengues, estou dando conta! 😊

Bora superar o medo e ser feliz! <3

 

Leia também:

 Novos Ciclos

Acessibilidade Digital e sua Importância

Clique aqui para conhecer a PetLove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *