Foz do Iguaçu – O que fazer em 4 dias

Foz do Iguaçu – O que fazer em 4 dias

Foz do Iguaçu está na minha lista de destinos para conhecer faz um tempo, e finalmente consegui fazer essa viagem! Neste artigo vou compartilhar com vocês os passeios que fizemos, dando dicas do que fazer em 4 dias.

Foz do Iguaçu está localizado no estado do Paraná, possui quase 260 mil habitantes e faz fronteira com Argentina e Paraguai.

É conhecida pelo mundo todo por causa das Cataratas do Iguaçu, considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo!

Mas visitar as Cataratas é somente uma das inúmeras coisas que podemos fazer em Foz! Principalmente por causa da proximidade com Argentina e Paraguai, a gama de passeios é enorme, podendo até visitar os 3 países no mesmo dia!

Nos hospedamos no Vivaz Cataratas Hotel, um hotel super agradável e aconchegante, contei mais sobre nossa experiência no hotel no artigo “Foz do Iguaçu – Hospedagem no Vivaz Cataratas Hotel”.

Como a fronteira da Argentina está fechada, fizemos os passeios somente por Foz do Iguaçu e não nos recomendaram ir para o Paraguai.

 

Dia 1 – Parque das Aves, Macuco Safari e Cataratas do Iguaçu

Nosso primeiro dia foi repleto de novos conhecimentos e uma mega aula sobre a Mata Atlântica e preservação da natureza!

Visitamos o Parque das Aves no período da manhã, horário mais recomendado para fazer o passeio.

O Luan e a Jaqueline foram nossos guias durante a visita pelo parque. A Jaqueline ficou responsável por levar a Hilary por fora dos viveiros de imersão quando entrávamos, como nessa área as aves ficam soltas, era a única área que a Hilary não podia acessar.

O Parque das Aves é uma instituição privada, é focada na preservação das aves da Mata Atlântica. São mais de 1500 animais, em sua maioria aves, mas também vimos alguns repteis. Cerca de 52% das aves foram resgatadas de tráfico e maus tratos. O sustento do parque se dá com a venda de ingressos e produtos vendidos dentro do parque.

Grande letreiro do Parque das aves, possui pequenos detalhes de aves no letreiro, Mel e Hilary estão a direita da foto, ao lado do letreiroMel segura o ovo da ave macuco, a coloração é azul, da mesma cor de sua máscara. Mel usa óculos escuros e máscara azul claro com a logo do blog na lateral direitaMel está sentada em um banco olhando para um tucano que está solto apoiado na grade atrás dela

Amei o atendimento recebido no parque! Durante o passeio o Luan foi me explicando sobre a história do parque e de alguns residentes, em alguns momentos me deu crânios de aves, ovos e penas para eu tocar. Percebi claramente que tem muito amor no que fazem!

Estão reformulando o projeto de acessibilidade e fiquei muito feliz por ter dado minhas contribuições!

Almoçamos no restaurante do parque, a comida é uma delícia!

 

Hora de radicalizar no Macuco Safari!

O Macuco Safari fica dentro do Parque Nacional, onde está localizado as Cataratas do Iguaçu. É um passeio de bote que fazemos pelo Rio Iguaçu e passamos por algumas quedas que faz com que o passeio seja mais divertido, se prepare para sair de lá de banho tomado!

O passeio já se inicia na recepção, onde pegamos um carro aberto, tipo carro de safari, até o local onde sai o barco, durante o trajeto o guia vai explicando sobre a fauna e flora local. Paramos um pouco antes do deck, temos a opção de fazer uma trilha de uns 600m a pé, mas como possui escadas decidi não fazer por causa da coluna da Hilary e pegamos outro carro até o local. No deck possui armários, todas as nossas coisas devem ser guardadas pois irá molhar, recomendo o uso de chinelo e não esqueça do repelente! E foi lá que Hilary ficou me aguardando, sequinha e segura! Depois pegamos um carro elétrico até o local onde sai o barco.

Antes de entrarmos no barco colocamos o colete salva vidas e durante o passeio tiram algumas fotos que podemos comprar no final do passeio.

Mel e seu irmão estão dentro do barco, ambos usam máscaras e colete salva-vidas. Ao fundo uma das quedas das cataratas do Iguaçu

Eles possuem cadeira de rodas para empréstimo, carro e bote adaptado. Avisando previamente sobre a visita podem contratar um intérprete de Libras, achei bem legal quando me falaram isso!

 

E bora conhecer as Cataratas!

As Cataratas do Iguaçu é o conjunto de mais de 275 quedas e está localizada dentro do Parque Nacional, onde está também o Rio Iguaçu. O Parque tem 186 mil hectares e somente 1% é aberto à visitação, é realmente uma área gigantesca!

Vocês sabiam que é graças ao pai da aviação que hoje temos o Parque Nacional do Iguaçu e podemos apreciar essa maravilha da natureza? Em 1916 Santos Dumont visitou a cidade, na época o terreno do parque pertencia a um uruguaio, ele não se conformou por ser uma área privada e viajou até Curitiba para pedir a desapropriação da terra E, no dia 19 de janeiro de 1939, um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas criava junto às Cataratas de Santa Maria o Parque Nacional do Iguaçu, com os seus atuais 185 mil hectares do lado brasileiro. Além das cataratas, o parque abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil!

Foi uma emoção quando cheguei lá e escutei o barulho da queda das Cataratas, nem acreditei que estava ali, conhecendo uma das 7 maravilhas do mundo!

Mel com o braço apoiado em uma grade, atrás uma grande queda das cataratas

Foto tirada do alto, Mel está pequena embaixo, mostrando mais a grandiosidade das cataratas

Tanto para chegar no Macuco Safari como nas Cataratas precisamos pegar um ônibus na recepção do parque, fiquem atentos para descer na parada correta, o ônibus não fica muito tempo parado, se não levanta ninguém eles segue para a próxima parada, quase passamos do nosso ponto!

O ônibus é aquele de 2 andares panorâmico, no andar de baixo possui espaço para cadeira de rodas.

Para visitar as Cataratas possui elevador para chegar até o ponto mais baixo.

 

Dia 2 – Usina de Itaipu

No dia seguinte visitamos a Usina de Itaipu, maior usina hidroelétrica do mundo em potência!

Reserve o dia todo para fazer essa visita, a Usina é enorme e podemos fazer um passeio 3 em 1: Itaipu Panorâmica, Refúgio Biológico e Eco Museu.

Eles estão melhorando o projeto de acessibilidade, que já achei muito bom!

Todos os passeios tem como ponto de partida o Centro de Recepção de Visitantes, nesse espaço possui piso tátil, algumas cadeiras de rodas para empréstimo e foi onde a Sthefany se apresentou dizendo que seria nossa guia durante nosso passeio pela Usina.

Começamos pela Itaipu Panorâmica, onde tivemos uma aula da história e funcionamento da Usina, é algo gigantesco e impressionante! A Sthefany ficou ao meu lado descrevendo algumas coisas e em alguns momentos me mostrava onde estávamos em uma mini maquete, tinha até uma mini capivara, um dos habitantes da Usina. 😉

Mel e Hilary ao lado do letreiro da Usina de Itaipu

Paradinha para o almoço e depois seguimos rumo ao Refúgio Biológico, onde tive a oportunidade de contribuir com o reflorestamento e plantei uma semente que futuramente se transformará em uma árvore de 25 metros de altura!

Mel aparece um pouco de costas, em sua mão um tubo semelhante a um tubo de ensaio, dentro tem terra e as sementinhas que ela plantou, a seu lado a guia do passeio e a frente delas o lugar onde Mel vai colocar o tubo, possui várias aberturas

No Refúgio Biológico possui alguns animais que foram resgatados e não puderam ser inseridos novamente na natureza, muitos por estarem machucados e não terem se recuperado 100% para voltar a sobreviver em seu habitat natural. Também ajudam na reprodução de animais em extinção, achei muito legal o trabalho que fazem lá!

 

O Eco Museu possui peças de 11 mil a.C., fico sempre impressionada quando vejo essas coisas tão antigas e fico pensando como se conservou depois de tantos anos… ?

Nem tudo podia ser tocado para preservação das peças, principalmente essas mais antigas, mas pude tocar em praticamente tudo! Foi uma aula de história e um dia de muito aprendizado!

Mel está tocando um grande maquinário antigoMel está em uma sala, atrás dela o globo terrestre projetado em uma tela redonda

Todos nos receberam muito bem e com muito carinho!

 

Dia 3 – Dreams Park Show e Movie Cars

Bem pertinho do Vivaz Cataratas está o Dreams Park Show, que é um complexo com 7 atrações, diversão para todas as idades!

Fomos no Vale dos Dinossauros, Museu de Cera, Maravilhas do Mundo, Dreams Ice Bar e Super Carros. Além desses tem o Motor Show e Dino Adventure.

O Vale dos Dinossauros possui réplicas de dinossauros no tamanho real, eles se mexem e alguns emitem som, me diverti tocando neles! Fiquei impressionada com a perfeição dos detalhes!

O parque é indicado para crianças, amantes de dinossauros e eternas crianças como eu! =D

Mel e Hilary estão a esquerda da foto, atrás a direita um grande dinossauroMel está dentro do carro do desenho os flinstones

No Museu de Cera podemos sentir nossos personagens favoritos um pouco mais de perto, eles estão em tamanho real e com características da época que foram feitos ou do personagem.

Hilary está deitada, atrás dela está o Bob Esponja

Amo o filme De volta para o Futuro, não imaginava que o Martin, Michel J Fox, era baixinho!

Mel está entre o doutor e Martin, personagens do Filme De Volta para o futuro

Fiquei de boca aberta com a altura do Shrek!

 Shrek tem mais de 2 metros de altura, ele está com o braço levantado, Mel está atrás do braço, como se Shrek tivesse abraçando ela com o braço direito

No andar superior fica o Maravilhas do Mundo, possui réplicas em tamanho menor de vários pontos turísticos do mundo, eu simplesmente amei! Uma experiência maravilhosa principalmente para quem é deficiente visual! Quando eu conseguiria tocar e saber exatamente, em tamanho real, como é o Arco do Triunfo ou a Torre de Pisa?

Mel está apoiada na torre de pisa como se estivesse segurando para não cair

Que tal ter uma experiência gelada no Dreams Ice Bar?

Na entrada nos dão um casaco e luvas, nosso tempo máximo de permanência no bar é de 30 minutos e é Open Bar, servem bebida com e sem álcool. Como a temperatura interna é de -15°C, Hilary ficou quentinha me esperando na recepção.

Todo o interior do bar, balcão, copo são de gelo, tem um tubarão branco em tamanho real de gelo também. Experiência gelada e divertida! =D

y

Não aguentei ficar nem 15 minutos, estava de sandália e meus dedos começaram a congelar! Já fica a dica, vão de calça e sapato fechado! 😉

 

Retornamos em outro dia para ir no Super Carros, demos uma voltinha em um Mustang, bem cabelos ao vento, me senti a Julia Roberts do filme Uma Linda Mulher! #soquenao kkkkkk

Aos amantes dessas máquinas, no Super Carros podemos dar uma volta em um Mustang ou Camaro, são 2 opções de passeios, você conduzindo o carro ou indo como passageiro, na segunda opção um funcionário vai dirigindo o carro.

Um Mustang amarelo ao centro, Mel em pé ao lado da porta do passageiro, na porta do motorista seu irmão e deitada a frente a Hilary que olha para câmera

O Movie Cars foi recém inaugurado, fui a primeira pessoa com deficiência visual a visitar o espaço e logo a Hilary o primeiro cão-guia <3

Confesso que não sou muito chegada em carros, mas o Movie Cars é uma exposição que vai muito mais além do que apreciar carros (focado em carros do cinema), é uma experiência de imersão na história do carro exposto! Todo o cenário e música te envolvem na história, eu simplesmente AMEI nossa visita por lá!

Logo na chegada me deram uma luva, como eu ia tocar em todos os carros, o suor da minha mão poderia prejudicar a lataria, não me lembro da explicação técnica, mas em resumo é isso…rs.

Um guia me acompanhou por toda minha visita, me explicava sobre o carro e a história por trás dele. Me impressionei com a preocupação dos detalhes, no carro do Bonnie & Clyde eles reproduziram todos os tiros, mapearam os locais e quantidade e fizeram exatamente igual ao original!

 

Mas, teve um carro em especial que foi o melhor da minha visita, que me emocionei e me segurei para não chorar…

Não acreditei que tinha um Delorian ali! Eu sou apaixonada pelo filme De Volta para  Futuro, fiquei doidinha entrando no carro (ele é bem baixo, foi dureza para sair depois…kkkk), passando a mão nos mil botões, sentindo todos os detalhes do carro, foi impressionante demais!

Mel está dentro do carro, segura o volante com uma mão e dá tchau com a outra. Aparece parte da Hilary deitada do lado de fora olhando para Mel

Encontro vocês em 2221!

A minha visita realmente foi incrível, mas o mais incrível foi o carinho que recebi por todos do Movie Cars, e ver que eles já no início estão se preocupando em receber bem o turista com deficiência, isso não tem preço! E lógico que dei minhas contribuições. 😉

Lá tem uma lanchonete estilo anos 50, fiquei doidinha para provar as delicias, mas quando saímos já estava fechada. Disseram que também servem café da manhã estilo americano. Já está na lista para a próxima visita a Foz!

 

Dia 4 – Marco 3 Fronteiras

Tiramos o dia para curtir o hotel e no fim de tarde fomos para o Marco das 3 Fronteiras apreciar o por do sol que dizem ser lindo! Pena que estava chovendo quando chegamos lá.

No Marco das 3 Fronteiras podemos estar no Brasil, Argentina e Paraguai, 3 países em um só lugar!

Mel está em pé ao lado de uma grande placa que está escrito Brasil, Argentina e Paraguai, ao lado do nome de cada país uma seta indicando a direção. Hilary está sentada em frente da Mel

Depois de enfrentar a fila conseguimos tirar a foto!

O Marco das três fronteiras é um obelisco feito de pedra, pintado com as cores do Brasil em um cenário impressionante, onde se juntam as águas do Rio Iguaçu com as do Rio Paraná.

O marco da Argentina situa-se à margem do Rio Iguaçu e o marco do Paraguai fica à margem direita do rio Paraná. Os três formam um triângulo equilátero que fixa o limite territorial e a soberania dos três países. A Vila Cenográfica do Marco das Três Fronteiras é uma homenagem às Missões Jesuíticas, informação que nos foi explicada no início do espetáculo de dança, que homenageia a cultura dos 3 países, com polca, tango e samba.

Para imergir na gastronomia jantamos no Restaurante Cabeza de Vaca, pedimos um belo contra filé argentino com papas, pena que tivemos que comer correndo para não perder o show de dança.

 

Me impressionei muito positivamente com tudo o que fizemos em Foz do Iguaçu! Não imaginava que estavam tão preocupados e preparados em atender bem o turista com deficiência, em praticamente todos os passeios que fizemos tinha algo voltado para acessibilidade, algo que não costumo encontrar nos lugares que visito.

É um destino que recomendo e espero voltar em breve!

 

Agradeço a todo apoio dado pela Setur Foz e Visit Iguassu nesta viagem!

 

Para ver mais fotos dessa viagem e de outras nos acompanhe nas Redes Sociais! Instagram e Facebook

 

Leia também:

Belo Horizonte – O que fazer em 3 dias

Goiânia – Dicas do que fazer em 2 dias

Clique aqui para conhecer a PetLove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *