Dicas do que fazer em Guararema/SP

Dicas do que fazer em Guararema/SP

 

Como o tempo está passando rápido! Já estamos comemorando 1 ano de união, e o destino escolhido para fugirmos um pouco da loucura de Sampa e comemorar essa data tão especial foi Guararema!Guararema está localizada cerca de 80km da capital paulistana e foi fundada em meados do século XVI.

Buscava uma cidade que fosse pertinho de São Paulo e tranquila para relaxar, foi quando descobri sobre Guararema, interior de SP, e achei um charme!

Guararema é bem típica cidade de interior, não é tão grande, mas em um final de semana conseguimos conhecer bastante coisa sem pressa, e ainda fizemos o passeio de trem que adoro! Confesso que foi isso que chamou minha atenção quando pesquisei sobre a cidade. 😉

Nos hospedamos no Recanto Cheio de Cheiro, é uma hospedagem para quem busca relaxar e se desconectar de tudo! É como um sítio, tem a casa da proprietária do local e outra onde ficam os hóspedes, são 3 ou 4 quartos, agora não estou recordando. É um lugar bem rústico, bem na pegada de sustentabilidade, mas as acomodações são confortáveis. Como falei que estava indo comemorar 1 ano de casada ela decorou todo o quarto com corações, frutas, bem romântico! <3

Foto do quarto todo decorado, aparece no canto direito a Hillary deitada na porta

O café da manhã não está incluso, é cobrado a parte e ela faz tudo na hora, combinamos os horários que queríamos tomar café e no horário combinado estava tudo fresquinho. Como é uma casa, possui a cozinha a disposição para quem quiser cozinhar e guardar coisas na geladeira. Nos sentimos bem à vontade, ficávamos horas conversando com a D. Regiane!

Mel e seu marido estão sentados em uma mesa cheia de comida no café da manhã, a esquerda aparece um pouco o fogão a lenha

Aceitam animais, Hilary se divertiu bastante! Possuem uma boa área verde, perfeita para os cães! O Trovão e o Fred são os anfitriões da casa, pena que o Fred não quis saber de brincar com a Hilary ☹

Possuem uma plantação de morango espanhol maravilhosa! O que são aqueles morangos gigantes?! Nos divertimos colhendo e comendo morangos!

Mel está levemente agachada, em uma mão segura uma tesoura de poda, na outra o morango que será cortado, ela está em uma lavoura de morangosMel está em pé toda sorridente segurando o morango, está no meio da lavoura de morangos

Agora bora passear pela cidade!

Guararema é pequena,  boa parte dos passeios podem ser feitos a pé. Possuem transporte público, mas para fazer as coisas com mais tranquilidade fomos de carro.

Aos finais de semana tem o passeio de trem que sai da Estação Ferroviária de Guararema e vai até a Estação de Luís Carlos. São 7km de percurso e o passeio total dura cerca de 2hs.

Hilary foi o primeiro cão-guia a viajar no Trem de Guararema, ficaram doidos com ela! =D

A viagem de trem dura em torno de 40min, ficamos uns 30min para passear por Luís Carlos, que é bem pequeno, mais para tomar um sorvete, comer algo, tem restaurante, mas como o tempo é curto acredito que para refeição maior não dê tempo.

No retorno a Guararema nos divertimos ao som da sanfona!

 

Os passeios saem aos sábados às 10hs e 14:30 e domingo às 10hs.

Os ingressos podem ser comprados online ou na própria bilheteria.

Por ser pessoa com deficiência visual eu não paguei pelo ingresso, somente meu marido.

A estação funciona das 13h às 16h30, às sextas, e das 8h30 às 16h30, aos finais de semana e feriados.

Acesse o site do  Trem de Guararema para conferir o funcionamento e comprar seu ingresso online.

 

Como toda cidade de interior, passear pelo centrinho é sempre uma delícia! Variedades de restaurantes, lojinhas, artesanatos fazem parte do centro de Guararema.

Visitamos o Parque Municipal Ilha Grande, não é permitida a entrada de cães e mesmo cão-guia não foi autorizado, pois tem capivaras nos rios e elas costumam atacar os cães, então por precaução deixei a Hilary na entrada do parque junto com o segurança enquanto demos uma volta rapidinha somente para conhecer.

O acesso ao Parque Ilha Grande é feito por uma ponte, que oferece uma vista panorâmica ao rio Paraíba do Sul.

São 400 metros de trilhas, possui espaços para exercícios, parquinhos, jardins e um Núcleo de Educação Ambiental.

 

A Igreja de São Benedito está localizada na principal praça do centro. Foi inaugurada em 1956 e está no mesmo local da antiga Capelinha de Guararema.

Estava acontecendo um casamento quando fomos visitar, então não conseguimos conhecer direito, assim que o casamento acabou fecharam a igreja, entramos bem rapidinho mas não tiramos fotos.

 

O Recanto do Américo, mais conhecido como (Pau D’Alho, é bem frequentado por turistas e moradores, tivemos certa dificuldade para estacionar o carro, tudo cheio!

Cercado por mata nativa em pleno centro, abriga uma árvore centenária com 33 metros de altura, chamada Pau D’Alho, por isso o Recanto é mais conhecido por esse nome.

O Recanto do Américo possui uma boa estrutura, com praça, lanchonete, banheiros e deques.

Assim como no Parque Ilha Grande, não é permitido a entrada de Pets. Como o segurança não sabia o motivo da proibição, autorizou a entrada da Hilary, mas alguns minutos depois veio correndo atrás de nós para explicar o motivo, as capivaras, em seguida já nos retiramos do parque, melhor não arriscar né?

Os dois parques são bem frequentados, mas sinceramente não vimos muita graça, talvez porque tivemos que fazer um passeio mais do que rápido e não visitamos tudo.

 

A Igreja Nossa Senhora da Escada fica localizada a 4km do centro e marca o local de fundação da cidade, com a capelinha mais antiga de Guararema.

Foi tombada em 1945 pelo IPHAN como patrimônio histórico, e é a única igreja do Brasil com a imagem de São Longuinho.

O Mirante Prefeito Gerbasío Marcelino está localizado no alto do Morro do Gerbasío, oferece uma visão privilegiada do centro, do Rio Paraíba do Sul e também das montanhas que cercam a cidade.

A subida é bem tranquila, cerca de 5 minutos de carro do centro.

Lá também possui um espaço gourmet comandado pelo Restaurante Hangar 33.

O mirante funciona das 9h às 20h, de terça a domingo e também feriados.

Confira os horários de funcionamento no site da Prefeitura de Guararema.

 

Como o Parque Municipal da Pedra Montada é mais distante,  8km, perguntamos se valia a pena e não nos animaram a visita.

A atração principal é o monumento natural de duas pedras com 9m de comprimento e 2m de largura, que fica  uma em cima da outra.

O acesso às pedras pode ser feito por uma trilha que passa por escadas e rampas de madeira, ou pela Trilha do Tubarão que são 380m de trilha passando por trechos íngremes e de terra, recomendável uso de repelente e roupa e sapatos confortáveis.

No parque possui banheiros, estacionamento, restaurante e lanchonete.

 

Foi uma viagem que nosso foco não foi visitar o máximo de atrações possíveis, a ideia era relaxar e curtir de fato a tranquilidade do interior!

Para mais dicas sobre a cidade recomendo a leitura do Blog São Paulo Sem Mesmice.

 

Leia também:

Salesópolis – Hotel Fazenda pertinho de SP

Holambra – um pedacinho da Holanda no Brasil

 

Nos acompanhe mais de pertinho nas Redes SociaisInstagram e Facebook.

Clique aqui para conhecer a PetLove

2 comentários sobre “Dicas do que fazer em Guararema/SP

  1. Oi Mel! Também já estive em Guaraema e adorei, porém na época o trenzinho não estava funcionando. Quero voltar para fazer o passeio de trem, parece ser bem legal 😉

  2. Oi Simone! Sou suspeita, adoro passeios de trem, quando tiver oportunidade volta sim, vale a pena! 😁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *