Caxambu/MG – Reveillon e Dicas do que Fazer

Mais um ano chegou ao final e nosso destino escolhido para passar o Reveillon 2022 foi Caxambu, Sul de Minas Gerais.

Caxambu está localizada na Serra da Mantiqueira, a 305km de São Paulo e é uma Estância Hidromineral muito conhecida por suas águas medicinais, por isso faz parte do Circuito das Águas, como Lambari e São Lourenço, cidades próximas.

A estrada, depois que sai da Dutra, não é das melhores, muita curva e subida, como pegamos chuva, o caminho foi um pouco tenso. Se atente ao clima e horário no dia da sua viagem, principalmente se não tiver muita experiência de dirigir na estrada.

O mês de dezembro foi mais chuvoso do que o normal e não escapamos dessa chuva durante a viagem, o que infelizmente nos atrapalhou bastante nos passeios, não conseguimos conhecer muita coisa e quase não tiramos fotos, mas com certeza ainda quero retornar com o tempo bom para aproveitar tudo o que a cidade e o clima de interior oferece!

Nos hospedamos no Voa Hotel União, é PetFriendly, aceitam animais de até 10kg e é cobrada uma diária de R$ 50 pelo pet. A Hilary é cão-guia e não precisamos nos hospedar em hotéis Pet Friendly, assim como não tenho nenhum custo adicional, mas muitas vezes temos estresse quando chegamos e quisemos evitar isso esse ano, até para ela poder ficar mais tranquila também.

Fomos muito bem recepcionados pelo pessoal do hotel, todos bem simpáticos!

Ficamos no quarto 120, tem uma varanda e achei o quarto espaçoso, o barulho dos carros me incomodou um pouco para dormir, talvez por não estar acostumada com tanta movimentação de carros em casa, onde moro a rua é mais tranquila.

O estacionamento é bem pequeno, então a maioria estaciona os carros na rua mesmo.

O hotel fica bem no centro, próximo da praça principal, se não fosse a chuva conseguiríamos fazer os passeios pela cidade a pé tranquilamente, inclusive, o hotel fica em frente ao Parque das Águas, que por sinal é enorme!

O Parque das Águas possui 210 mil m2 com 12 fontes de águas minerais, gasosas e medicinais. No dia que visitamos estava chovendo, não conhecemos nem ¼ do parque, enquanto a chuva estava fraca fomos andando, mas apertou e tivemos que ir embora, principalmente por causa da Hilary. ☹

Não é permitido a entrada de animais no parque, somente cão-guia.

As águas são naturalmente gasosas, cada uma com uma propriedade medicinal diferente, o sabor não me agrada, mas isso é gosto pessoal, não gosto de refrigerante, água com gás, champagne, nada com gás.

A fonte D. Pedro II é uma das mais antigas e mais famosa do Parque das Águas. Sua construção é em estilo greco-romano, toda em mármore.

Mel está em frente à entrada da ponte de Dom Pedro que é toda de mármore, Hillary está em pé a seu lado e usa uma capa de chuva vermelha, atrás delas uma grande coroa

Outra atração imperdível do parque é a Gêiser Floriano de Lemos, também conhecido como Gêiser de Caxambu, único gêiser natural do Brasil! Todos os dias entre 10h30 e 10h40 um dos funcionários do parque dá uma ajudinha para ele jorrar, e então, moradores e turistas se aglomeram para se banhar na água com temperatura natural de 27°C.

O parque é bem cuidado, tem bosques, jardins, alamedas e lago.

Dentro do parque fica o Balneário Hidroterápico com banhos, duchas, saunas, massagens terapêuticas e tratamentos estéticos, e o teleférico que leva até o Morro do Cristo.

∴ Preço: R$ 5 (inteira), R$ 8 (inteira com retorno no mesmo dia), R$ 2,50 (meia), R$ 4 (meia com retorno no mesmo dia) Gratuito para Pessoas com Deficiência.

∴ Acesso a piscina: R$ 15 (inteira), R$ 7,50 (criança de 5 a 12 anos de idade e idosos).

∴ Quadra de tênis: R$ 20 por hora.

O acesso ao teleférico pode ser feito pelo Parque das Águas ou pela Av. João Pessoa. Funciona todos os dias das 8hs às 17h30min, fecha para o almoço no meio de semana.

O teleférico passa por cima do lago e da mata do parque até chegar no topo do Mirante do Morro Caxambu, o ponto mais alto da cidade.

É cadeirinha individual, como estava chovendo e não teria como levarmos a Hilary, decidimos ir de carro. Como não nos recomendaram a subida na chuva e a noite, visitamos no dia 1º, único dia que a chuva deu uma amenizada.

O Mirante do Cristo tem 1090 metros de altura, oferecendo uma visão panorâmica da cidade e região.

Tem uma boa estrutura, com lanchonete e lojinha de artesanato.

Mel está apoiada em um muro baixo, Hillary deitada sua frente, atrás a vista da cidade de CaxambuMel está sorridente olhando para a câmera, foto do busto para cima, atrás dela uma grande cruz e o Cristo ao fundo

Como em todas as cidades, o catolicismo é muito presente, em Caxambu as principais igrejas são: Igreja Santa Isabel de Hungria e Matriz Nossa Senhora dos Remédios.

A Igreja Santa Isabel de Hungria tem estilo neogótico e foi inaugurada em 1897. Sua construção está associada a uma promessa de fertilidade feita pela Princesa Isabel, e segundo relatos, ela gerou três filhos depois de ter sido tratada pelas águas de Caxambu. E a principal atração da igreja é um altar feito em madeira trabalhada, no qual abriga a imagem de Santa Isabel de Hungria, santa de devoção da princesa.

Dica: tem uma fonte no Parque das Águas chamada Fonte Dona Isabel / Conde D’Eu, lá você pode experimentar a água ferruginosa com ação anti-anêmica. “Surpreendentemente”, foi essa fonte que curou a anemia da princesa e que consequentemente, sua infertilidade!

Por outro lado a Matriz Nossa Senhora dos Remédios, de estilo gótico, foi construída no mesmo local de uma antiga capelinha que já existia ali desde o século XVIII. Foi inaugurada em janeiro de 1906, e hoje, a Matriz é o local onde acontece as principais celebrações religiosas da cidade, entre elas a comemoração da padroeira de Caxambu no dia 15 de agosto, a Folia dos Reis e Corpus Christi.

Fonte: Blog Viajoteca

E esses dias na novela “Nos tempos do Imperador” falaram sobre “as poderosas águas medicinais do sul de Minas”. 😊

O Museu Histórico de Caxambu foi inaugurado em 2011, possui entrada gratuita e conta sobre a história da cidade, da época dos cassinos, das visitas da família imperial e de alguns casos da região.

Por causa da chuva não visitamos as Igrejas e nem o Museu, passamos somente por fora. Como o único dia sem chuva foi o dia 1º, estava praticamente tudo fechado para visitação.

Adoro caminhar pelo centro dessas cidades de interior, coisa difícil de se fazer por São Paulo.

Tem uma parte, conhecida como Calçadão, que é fechada para carros, possui vários restaurantes e lojinhas.

Mel está em pé no meio da rua com Hillary em pé a seu lado, ao redor delas várias lojinhas e restaurantes. É uma rua fechada que não passa carro

A cidade estava toda enfeitada por causa do Natal, um palco na praça de onde aconteceria o show da virada, que sinceramente não sei se aconteceu, a chuva estava forte neste dia! Fizemos a ceia no hotel e planejávamos ir para a praça, mas estava sem condições de qualquer atividade ao ar livre, a não ser que a ideia fosse para “lavar a alma” e renovar as energias para 2022! (risos)

Selfie da Mel e seu marido sentados na mesa do restaurante no hotel

Como toda cidade mineira, os doces artesanais não podem faltar! Mas infelizmente para mim faltou ☹

Estava doida para comprar meu mel e docinhos, principalmente provar uma famosa bala de leite, mas fica para a próxima visita!

Não teve os docinhos, mas meu sorvete não podia faltar! Perto da praça tem a sorveteria Sorvete & Cia, uma delícia! Depois descobri que a maioria dos sabores são de SP, vou até Caxambu para tomar sorvete de SP… (risos)

São inúmeras as opções de cidades ao redor para fazer um bate e volta, incluindo São Tomé das Letras, que queria muito visitar, mas como a maioria das atrações são naturais, fica para um dia de sol.

Visitamos Aiuruoca, cidade da atriz Isis Valverde. Não a encontramos por lá, mas conhecemos seu primo de segundo grau. =D

Está meio repetitivo, (por causa da chuva, por causa da chuva), mas vamos lá, por causa da chuva deixamos a Hilary no carro enquanto fomos até a igreja e demos uma passadinha no Museu ao lado, antiga moradia do médico Dr. Júlio, onde conhecemos o Gilmar, primo da Isis, ele nos contou um pouco sobre a história da casa e da cidade, além de contar um causo de família, que está em um livro de sua autoria, esperando o marido ler para me contar a história toda, bem curiosa! Já fica a dica, “bora providenciar um audiolivro Sr. Gilmar?” 😉

Retornando para Caxambu demos uma passadinha em Baependi, passamos pela praça, onde tinha os enfeites de Natal e palco, disseram que estava tendo show quase todos os dias para o Fim de Ano. A cidade parece ser agitada, pelos comentários, mas achei ruim para andar, as calçadas mais estreitas e morros.

No dia 1º fomos para São Lourenço com a esperança de fazer o passeio no Trem das Águas, mas estava fechado, então almoçamos e retornamos para Caxambu, pois lá veio a chuva após nosso almoço. ☹ Mas falei um pouco sobre a cidade no artigo de Lambari.

Por causa do tempo, no dia 2 fizemos nosso check out e já começamos nosso retorno a São Paulo. Foi a sorte, pegamos muuuuita chuva, tivemos que parar duas vezes para acalmar um pouco, até chegar na Dutra o caminho foi tenso! Levamos 11hs para chegar em casa, fizemos 3 paradas para Hilary esticar as patinhas e se aliviar, e nós também, claro.

Aproveitamos para parar em Aparecida do Norte, pedir muita proteção e bençãos para esse ano que inicia!

De modo geral achei as pessoas bem receptivas, os cães são bem-vindos em boa parte, a maioria dos estabelecimentos gastronomicos possuem mesas na calçada, dessa forma os pets podem fazer companhia tranquilamente!

Essa viagem não aconteceu como planejado, queria visitar cachoeiras, trilhas para Hilary correr e brincar, curtir a tranquilidade da cidade de interior, mas nem sempre as coisas saem como planejado.

O importante é não deixar que essa energia atrapalhe nosso ano que está só começando!

Vem que vem 2022! Um Feliz Ano para todos!

Selfie da Mel e seu marido brindando com copos de champanhe

Leia também:

Reveillon em Lambari/MG

Reveillon em Socorro/SP

Nos acompanhe mais de pertinho nas Redes Sociais Instagram e Facebook..

Clique aqui para conhecer a PetLove