Reveillon em Lambari / MG

Reveillon em Lambari / MG

Que ano foi nosso 2020 hein?! Mas enfim terminou! Além da pandemia, muitas coisas aconteceram na minha vida e estava me sentindo esgotada, precisando muito fugir um pouco de Sampa para relaxar e colocar sentimentos e cabeça em ordem.

Por segurança optei por escolher um destino mais tranquilo, não muito requisitado e mais distante de SP, após algumas pesquisas apareceu Lambari, e me lembrei que já tinham me recomendado fazer uma visita a essa pacata cidade de Minas Gerais!

Lambari possui pouco mais de 20 mil habitantes e faz parte do Circuito das Águas do Sul de Minas, junto com São Lourenço e Caxambu, cidades vizinhas.

Pela primeira vez usei o Smiles para reservar um hotel, como não pude viajar em 2020, resolvi usar minhas milhas que estavam expirando, fiz o pagamento em milhas e dinheiro, a reserva pelo app foi tranquila. Não achei que saiu mais barato, a diferença é que parte do valor já estava pago e eu ia perder essas milhas mesmo, então compensou por pensar que já era um valor que tinha sido pago anteriormente.

Nos hospedamos no Lago Hotel Lambari, localizado ao redor do Lago Guanabara, inclusive, alguns quartos possuem vista para o Lago. 😉

 

Mais sobre o Lago Hotel leia em “Hospedagem no Lago Hotel Lambari”.

 

Lambari é bem típica uma cidade de interior, é para quem procura tranquilidade mesmo!

No dia que chegamos deixamos as coisas no hotel e fomos para o centro procurar almoço ás 5 da tarde…rs… Jantamos no “Restaurante Santa Pança”, ele só abria ás 18hs para o jantar e até dar o horário fomos dar uma voltinha pelo centro.

Água Naturalmente Gaseificada, foi o que nos disseram sobre as águas do Parque das Águas, e confesso que não imaginava que existia tanta variedade de água!

O Parque das Águas de Lambari é uma das 3 maiores Estâncias Hidrominerais da região, possuindo 6 fontes de água mineral dos tipos gasosa, alcalina, magnesiana, ligeiramente gasosa, ferruginosa, picante e Carbogasosa.

Existe uma Sétima Fonte que tem o poço fechado, dizem que sua água é fortemente radioativa e foi com essa água que a princesa Isabel se tratou em 1868.

Por causa da pandemia e uma reforma que estão fazendo no parque só está sendo permitido visitar a Exposição de Fotos e 4 fontes que ficam no mesmo local. Eu particularmente não gostei da água, não gosto de água com gás e nem refrigerante, mas são águas com poderes medicinais, me esforcei para provar um pouco de cada. 😉

Os Pets não são permitidos no Parque.

 

Em frente ao parque fica a Praça da Fonte, onde tinha um monumento usando máscara, uma forma de conscientizar a população sobre a importância de usar esse novo adereço!

Caminhamos até a Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, que infelizmente estava fechada.

Mellina está em frente a igreja que está um pouco mais ao fundo, Hilary está em pé ao seu lado com a língua pra fora

Outra atração turística que estava fechada é o Cassino, deve reabrir para visitação em março. Ele foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA, no ano 2000.

O prédio foi projetado com dez amplos salões de jogos, salas de leitura e um palco para orquestra. Peças decorativas como candelabros, ladrilhos, azulejos, telhas e outros foram trazidos da França e da Inglaterra.

Após esse passeio retornamos ao Santa Pança, um restaurante agradável e com preço razoável, confesso que pensei que seria mais caro, mas está dentro dos preços que estamos acostumados em São Paulo, pedimos uma lasanha cada um, R$ 22 o prato, se é uma pessoa que come pouco até serve 2 pessoas.

Depois ficamos andando pelo centro, era umas 20hs, já estava tudo fechado e vazio, parecia que já tinha passado da meia noite!rs

 

No dia seguinte fomos para São Lourenço, mais ou menos 50 min de Lambari. Adoramos a cidade, já estamos planejando retornar e ficar mais dias por lá!

São Lourenço é bem mais agitado que Lambari, me lembrou um pouco clima de litoral, visualmente confesso que não sei, mas minha sensação foi!rs

Uma pena que perdemos o passeio do Trem das Águas, como era dia 31, não teve o trem que costuma sair a tarde. O passeio total dura cerca de 2hs, sai de São Lourenço com destino a Soledade, fica uns 40min na cidade e depois retorna a São Lourenço. Dizem ser uma graça, quando visitar a cidade novamente conto minha experiência para vocês! 😉

 

Como a cidade também faz parte do Circuito das Águas, o Parque das Águas se faz presente e lá fomos conhecer!

Por ser pessoa com deficiência não paguei pelo ingresso, eu e meu marido tivemos gratuidade. O segurança da entrada resistiu um pouco com a nossa entrada por causa da Hilary, disse que era a primeira vez que um cão-guia visitava o parque e ele não sabia direito como proceder, mas o tempo todo foi simpático, somente buscou a informação, ficou com receio por ter muitos gatos pelo parque.

O Parque das Águas de São Lourenço é bem maior do que o de Lambari, sendo o maior do Circuito das Águas, possui 9 Fontes e vários atrativos internamente, incluindo um restaurante que nos recomendaram, mas já tínhamos almoçado.

Assim como o Parque de Lambari, também possui as fontes de água naturalmente gaseificada, mas como não curto água com gás e já tinha provado em Lambari, não bebi as de São Lourenço.

No artigo que o blog “Abrace o Mundo” escreveu, tem mais informações sobre o Parque e os benefícios de suas águas, é só clicar aqui para ler!

Mellina e Hilary estão em frente a um grande letreiro escrito “eu amo São Lourenço”, com um coração no lugar do amo. Atrás paisagem de um lago e árvores

No dia de retornar a São Paulo passamos por São Lourenço novamente, almoçamos no Casarão, comida por quilo, como gosto de pegar um pouco de cada coisa, o preço do meu prato ficou um pouco salgadinho, mas a comida é bem gostosa!

Era domingo e tinha muita coisa fechada, não conseguimos aproveitar como gostaríamos, tomei meu precioso sorvete (sempre que possível presente nas minhas viagens) na “Sol e Neve” e retornamos para SP!

 

Como a festa de Reveillon da cidade foi cancelada devido a pandemia, optamos por passar no hotel mesmo, foi servido ceia com música ao vivo, muito bom! Nos divertimos muito!

Mais sobre a festa pode ler no artigo “Hospedagem no Lago Hotel Lambari

 

No dia 01 já começamos o ano renovando as energias na Cachoeira João Gonçalves, fizemos esse passeio com o pessoal do hotel, eles oferecem alguns passeios com os hóspedes.

Para chegar até a cachoeira pagamos R$ 10 por pessoa, fica em terreno particular. É uma trilha tranquila, em alguns momentos precisei de ajuda, já a Hilary foi solta feliz da vida! =D

Sou receosa com cachoeira, como era perto de uma queda, não me senti segura da Hilary nadar e nem eu, mas me conectei com a natureza através das pedras e energia do lugar!

Mellina está sentada em uma pedra, Hilary deitada a sua frentexz.?., atrás um pouco da queda da cachoeira e plantas

Infelizmente a chuva fez mudar nossos planos e não conseguimos fazer os outros passeios que estavam planejados, o negócio foi descansar no hotel…

No dia seguinte tinha passeio com o hotel também, mas levantamos tarde e fizemos passeio por conta própria.

Fomos a feira no centro de Lambari, a ideia era comer pamonha, que nos falaram muito bem, mas como tínhamos acabado de tomar café da manhã, somente passeamos mesmo por ela. Notei uma pequena diferença das feiras daqui, silenciosa, organizada e espaçosa!rsrs…

Para quem nunca foi nas feiras de SP, é super apertado, muita gente andando e os feirantes “gritando” oferecendo os produtos, principalmente se você vai em horário de chepa, horário que vou, que é quando oferecem descontos e a feira está perto de acabar, aí a gritaria é boa! Aqui nunca levo a hilary, acho muita confusão para um cachorro lá no meio.

Depois fomos em um apiário, NaturalMix, antigo Jocangel.

Gente, o Julio é um amor de pessoa! Nos explicou tudo sobre abelhas, respondia nossas perguntas, me deixou tocar no Favo de mel, logicamente também provamos… mas confesso que o favo de mel eu não curto comer, prefiro só o mel mesmo. 😉

E é lógico que trouxe meu mel e outros docinhos para casa, muito bom!

Logo veio a chuva novamente e não conseguimos mais fazer os outros passeios.

A noite fomos passear pelo centro, encontramos um lugar bem gostoso, o Gastro Bar Hambuergueria Tonny, comi um crepe e o marido um belo lanche.

Mellina sorridente segurando o crepe

Assim foi nossa viagem de fim de ano, muito tranquila e necessária! Retornamos para Sampa bem mais leves e relaxados, prontos para mais um ano que está começando!

 

Por causa da chuva e pandemia não conseguimos fazer todos os passeios que a cidade oferece, mas no artigo do blog Guia da Estrada Real você pode ler mais dicas de atrativos turísticos em Lambari. Clique aqui para ler o artigo.

 

Desejo um Excelente 2021 para todos e espero encontrar com vocês mais vezes por aqui e em nossas Redes Sociais! <3

Instagram @4ppelomundo e Facebook @4ppelomundo

 

Leia também:

Reveillon em Socorro/SP

Belo Horizonte – O que fazer em 3 dias

Clique aqui para conhecer a PetLove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *