Acessibilidade no Instagram para Pessoas com Deficiência Visual

Acessibilidade no Instagram para Pessoas com Deficiência Visual

O Instagram é uma das Mídias Sociais mais usada atualmente no mundo. Pensando que inicialmente o Instagram foi criado para compartilhar fotos, já parou para pensar que pessoas com deficiência visual também podem utilizar a plataforma e que ela precisa ser acessível a esses usuários?

Muito se fala sobre as pessoas deixarem suas redes sociais inclusivas, mas nada se fala sobre a navegalibilidade dessas plataformas.

Segundo o site Statista, o Instagram possui cerca de 1 bilhão de usuários. O Brasil é o terceiro país com mais usuários cadastrados, tendo 82 milhões de usuários, ficando para trás dos Estados Unidos, com 120 milhões, e da India, com 88 milhões.

Atualmente, estima-se que a cegueira afete 39 milhões de pessoas em todo o mundo e que 246 milhões sofram de perda moderada ou severa da visão, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentro dessa estatística, mais de 6,5 milhões são brasileiros.

E essas pessoas estão cada vez mais ativas no mundo digital!

Mas como alguém que não enxerga consegue mexer em celulares e computadores?

Os cegos e pessoas com baixa visão utilizam programas de leitores de tela que transformam informações visuais de computadores, tablets e smartphones em áudio, possibilitando o acesso e acompanhamento do que acontece no mundo digital.

Criei o meu Blog no final de 2016, foi quando comecei a ser mais ativa nas redes sociais e precisei aprender a usar o Instagram. Na época eu não conhecia nenhum deficiente visual que usava a plataforma, então fui me virando e aprendendo a entender como ela funcionava sozinha.

Por muito tempo fomos “invisíveis” ao Instagram (na verdade ainda somos um pouco), mas em 2019 resolveram olhar mais para nós e começaram a inserir recursos para “melhorar” a acessibilidade. Incluiram a opção de Texto Alternativo, recurso usado para as pessoas descreverem as fotos, dessa forma conseguimos imaginar o que foi compartilhado, e o texto alternativo fica “visível” somente para quem usa leitor de tela. Ao passarmos o dedo na foto o leitor de tela reproduz o que a pessoa escreveu no campo “Texto Alternativo”.

Como fazer uma boa descrição alternativa?

Comece dizendo o formato do conteúdo, por exemplo: fotografia, ilustração, tirinha, vídeo ou algum outro. Quando for uma imagem, faça a descrição da esquerda para a direita e de cima para baixo, na mesma ordem natural da escrita e leitura ocidental. Informe os elementos que constam na imagem e suas cores como cor de fundo, cor de cabelos, olhos, roupa. Seja breve e sucinto, mas capriche! Evite adjetivos como “uma linda moça, um belo sorriso”. Algo que é atrativo para você, pode não ser para quem está ouvindo. Deixe que ela decida o que é agradável à ela! Uma dica mega especial é olhar a imagem e em seguida fechar os olhos. Recorde os elementos que marcaram você e aposte em escrever sobre eles.

Na hora de fazer a descrição de vídeos, se apegue as partes mais importantes de cada cena e siga a sequência do conteúdo que está sendo exibido. Use a #PraCegoVer no início. Quando escrever hashtags com mais de uma palavra, digite todas juntas e sempre com a inicial de cada uma delas em letra maiúscula, isso facilita a leitura tanto das pessoas videntes quanto dos leitores de tela.

O que é a #PraCegoVer?

A professora Patrícia Braille criou o projeto #PraCegoVer, Como uma forma de provocar essa percepção acerca da presença dos deficientes visuais no mundo digital.

Como um trocadilho, o uso da #PraCegoVer alerta as pessoas que enxergam, de forma educativa e inclusiva,  que deficientes visuais estão nas redes sociais.

Tudo começou com a organização de um evento virtual no Facebook, realizado em 2012,  com o nome da hashtag. Esse evento convidava as pessoas para que tivessem uma nova experiência e fizessem a descrição do conteúdo para um cego. O retorno foi tão positivo que Patrícia criou uma página, na mesma rede social, com o nome do projeto para que ele não caísse no esquecimento, e o uso da #PraCegoVer foi aumentando expressivamente.

A frase era aplicada como uma maneira de destacar a palavra “ver” no sentido de “ter acesso” a algo. O foco principal do seu uso era disseminar a cultura da Acessibilidade Digital e mostrar que todo mundo pode, através de um simples passo, perceber e integrar pessoas com deficiência dentro do seu universo. Além da conscientização, a hashtag ainda hoje é usada para indicar para os usuários que, a partir daquele ponto, haverá a descrição da imagem e que o conteúdo está acessível.

Algumas pessoas consideram a hashtag como preconceituosa, por isso começaram a usar também a #PraTodosVerem.

Outro recurso da plataforma é o Modo Escuro, dessa forma conseguimos alterar a cor do fundo, podendo deixar o fundo preto com letra branca, ajudando para quem tem baixa visão e o fundo branco incomoda, como para mim por exemplo, adorei quando vi esse recurso em vários aplicativos, na torcida para outras Mídias Sociais aderirem logo a ele também!

Print da tela do Instagram com o modo escuro ativado. Mostra a tela do perfil 4 patas pelo mundo
Instagram com o Modo Escuro ativado

Mas o que adianta ter esses recursos de acessibilidade se a própria plataforma não é acessível a leitores de tela?

No momento atual, com a pandemia, aumentou significativamente o uso dessa Rede Social, inclusive por pessoas com deficiência visual, que estão cada vez mais ativas no Instagram.

Porém, para conseguirmos navegar bem pelo Instagram, precisamos aprender alguns “jeitinhos” para saber como usar todos os recursos oferecidos, Stories, IG TV, Postagem de fotos e vídeos e etc. Normalmente pegamos dicas com algum amigo que já aprendeu a usar. Mas não seria bem melhor se a própria plataforma nos desse essa autonomia?

Vamos iniciar pelas fotos…

O formato padrão de foto no Instagram é o quadrado, as fotos que tiramos normalmente são em formato retrato (vertical) ou paisagem (horizontal). Às vezes conseguimos ajustar mesmo no formato quadrado, mas precisamos de um “olho amigo” para nos dizer se está aparecendo tudo certinho. E o formato retrato do Instagram é menor do que a foto da galeria, muitas vezes coloco a minha foto lá e ele não ajusta para o formato correto da foto, coisa que nos prejudica, já postei direto fotos cortadas por causa disso.

O que poderiam fazer? Assim que selecionarmos a foto que queremos ele já ajustar automaticamente ao formato da foto.

O Instagram Stories é um dos recursos mais usados na plataforma, e é claro que também queremos compartilhar o nosso dia a dia através dela. Mas de todos os recursos, é o que o Instagram menos se preocupa em acessibilizar para leitores de tela. E a cada atualização do aplicativo alguma coisa é prejudicada e precisamos nos virar para conseguir usar o Stories.

Os Stories que possuem somente imagens com textos, não conseguimos ter acesso a informação que está escrita, o engraçado é que já vi Stories patrocinado e o leitor de tela fez a leitura do texto, se no Stories patrocinado conseguem isso, porque não atingir os Stories comuns também?

Aqueles filtros, que por sinal adoro usar, não possuem nomes que conseguimos saber o que são, eu uso na dedução e sempre peço para meus seguidores me dizerem como é. Poderia ter um campo com a descrição do filtro, assim conseguimos usar sem medo!

Quando queremos postar algum vídeo ou foto, que precisamos pegar na nossa Galeria de Fotos, a partir do momento que clicamos em “Galeria de Foto”, ele fica inacessível ao leitor de tela, dessa forma precisamos pedir ajuda para alguém encontrar o que queremos.

Citei apenas algumas das nossas dificuldades, se eu for relatar tudo o texto vai ficar enorme!

Esses dias teve atualização do Instagram, versão 141.0, que prejudicou completamente a acessibilidade do Stories, como me disseram isso, ainda não atualizei. Mas as pessoas relataram não estarem mais conseguindo ter autonomia para fazer os Stories, não sabem se a câmera está frontal ou traseira, e, não estão mais conseguindo fazer as Lives, recurso que está sendo muito usado nesta quarentena e as pessoas com deficiência visual super aderiram a essa “onda de Lives”.

Já relatei diversas vezes ao Instagram sobre a dificuldade de navegar na plataforma com o leitor de tela, nunca tive nenhuma resposta, apesar de ter melhorado bastante coisa desde que iniciei na minha vida “instagramer”, mas melhora uma coisa e prejudica outra.

Esses dias escrevi um artigo sobre a importância da Acessibilidade Digital, precisamos de fato que as empresas comecem a olhar esse assunto com a atenção devida e que as coisas comecem a mudar definitivamente!

Hoje o Instagram é uma das Redes Sociais mais usadas, e queremos estar inseridos nela com toda a acessibilidade necessária.

Se você conhece alguém do Instagram, ou alguém que possa nos ajudar com essa causa, compartilhe este post! Espero que finalmente consiga fazer com que chegue na pessoa certa!

Vamos lutar por um mundo mais inclusivo!

 

Fonte:
https://www.statista.com/statistics/578364/countries-with-most-instagram-users/
https://www.statista.com/statistics/183585/instagram-number-of-global-users/
http://www.cbo.com.br/novo/publicacoes/condicoes_saude_ocular_brasil2019.pdf
https://www.bbc.com/portuguese/geral-48634186
http://blog.handtalk.me/pracegover/

 

Leia também:

Aplicativos para Deficientes Visuais

Acessibilidade Digital e sua importância

Clique aqui para conhecer a PetLove

9 comentários sobre “Acessibilidade no Instagram para Pessoas com Deficiência Visual

  1. Em primeiro lugar, quero te parabenizar pelo artigo! Ótimas colocações, eu como deficiente visual, compartilho das mesmas dificuldades! No meu caso, utilizo a rede social para lazer, porém quem necessita para trabalhar e depende dela o que fazer? Percebemos que por parte do Instagram, ainda precisa ser melhorada diversas questões! De que adianta o texto alternativo se não temos acessibilidade nas outras ferramentas quando ele atualizado? Sempre a mesma dor de cabeça, atualizar muda 1000 coisas… Esperamos que eles possam repensar e melhorar a qualidade pra nós!

  2. Texto extremamente importante ainda mais nestas tempos que estamos mexendo muito na Internet e consequentemente nas redes sociais. Todos têm que ter o direito de usa-las com autononia e independência.

  3. Gostei muito do seu texto!
    Parei aqui no seu blog, pois estava procurando informações se uma pessoa deficiente visual conseguiria “visualizar” um story. Minha prima é deficiente visual, não usa a rede, mas eu iria postar um parabéns no story para minha tia mostrar para ela. Mas pelo o que você descreveu, o story não é acessível, infelizmente.

  4. Olá Uynna! Os Stories falados conseguimos visualizar, mas quando é somente texto não conseguimos saber o que tem escrito, o leitor de tela não faz a leitura. Acredito que já tenha passado a data, mas se ainda estiver em tempo, faz um vídeo falando uma mensagem bem linda! Ela vai adorar! <3

  5. Amei o seu texto! Tenho deficiência física e sou criadora de conteúdo. Eu estava procurando saber como era a visualização de stories com imagem e texto estático por pessoas com deficiência visual. Cheguei a instalar um leitor de tela pra saber um pouco de como era a leitura nas redes que eu crio conteúdo. Estou pensando em formas de deixar meus conteúdos mais acessíveis. Parabéns pelo texto!

  6. Olá Layse! Fico muito feliz com seu comentário e principalmente em saber que se preocupa em deixar seu conteúdo mais acessível! Se quiser conversar mais sobre o assunto me envia um e-mail (contato@4pataspelomundo.com) ou me envia mensagem pelas minhas redes (@4pataspelomundooficial). Beijos!

  7. infelismente o instagram é uma rede social que requer muitas melhorias: pra começar quando abro o feed e dou de cara com a foto do meu ídulo: a legenda está em inglês e, sem que ele perceba acaba descrevendo e aí eu consigo interagir. Mas, se ele não escrevesse nada eu teria que me virar pra fazer a interação. Já os stories é uma negação mesmo, não tem acessibilidade nenhuma.

  8. Olá Mellina, tudo certo com você?
    O Instagram, hoje em dia, está acessível? Eu criei uma conta, mas infelizmente estou apanhando para compreender a plataforma. Eu fico a cada dia navegando para entender, eu queria saber o que não é acessível, você pode me ajudar? Se tiver algo que o leitor de tela não consiga ler, já quero ficar ligeiro e não achar que eu é que não estou sabendo usar. O facebook é tão de boa para navegar, bom, pelo menos no site móvel básico. Artigo excelente, obrigado!

  9. Olá Robbie! Ele não é 100% acessível, melhoram e pioram, sempre nas atualizações. Mas conseguimos navegar, é só questão de entender melhor como funciona a plataforma. Se você usar somente para verificar as postagens, é mais tranquilo, complica um pouco quando vai usar para trabalhar com isso, criar conteúdo nele sabe? Ele possui as abas embaixo, A primeira da esquerda é para você verificar as postagens das outras pessoas, a última da direita é para verificar o seu perfil, seriam as mais usadas caso você não crie postagens. Quando você estiver na aba para verificar as postagens, na parte superior direita fica onde você verifica as mensagens que te enviaram e ao lado as atividades, para verificar notificações quando curtem a suas postagens, deixe um comentário e assim por diante… Nessa parte também você consegue verificar os Stories, para verificar os outros precisa fazer o comando com o dedo tipo varredura sabe? Não sou muito boa para explicar…kkkk… mas tenta me enviar uma mensagem por lá que fica mais faço para te explicar! 😘😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *