Nutrição Canina: Alimentação correta para cada Fase da Vida

Nutrição Canina: Alimentação correta para cada Fase da Vida

A alimentação é muito importante para ter um cão mais saudável e precisamos prestar atenção para dar a alimentação correta respeitando cada etapa de vida de seu amigo de 4 patas.

Já escrevi um artigo aqui contando sobre a importância de uma boa alimentação e quais os benefícios e diferenças de cada categoria de ração (Standard, Premium e Super Premium). Leia mais em “A importância de uma boa alimentação para os Cães”.

Desde os primeiros dias de vida do cão o dono já sabe da importância de uma alimentação regulada para a manutenção da saúde do bichinho e temos a consciência que existe ração específica para filhotes. Poucos sabem sobre a necessidade de mudanças na dieta de acordo com a idade do animal, mas isso é muito importante!

Alguns especialistas afirmam que uma boa nutrição aumenta em mais ou menos 3 anos a expectativa de vida de um cachorro.

Os filhotes precisam consumir bastante proteína, ela é vital para que o cão cresça forte e saudável.

A proteína possui duas funções essenciais no organismo dos pets:

– Função Estrutural:

Atua na estrutura do corpo, garantindo a sustentação dos tecidos, por exemplo, músculos, pele, unhas etc.

 

– Função Metabólica:

Tem relação com as reações químicas que ocorrem no organismo, nesse caso são as proteínas catalisadoras que entram em ação, acelerando e facilitando as reações que acontecem no interior das células.

 

Não podemos esquecer das proteínas transportadoras como a hemoglobina, que transporta oxigênio dos pulmões para as células. Ou seja, proteínas são essenciais na dieta dos nossos pets!

Além das proteínas, as gorduras boas são super benéficas para o organismo, sendo uma excelente fonte de energia, servindo também como palatabilizante do alimento.

Como gorduras boas temos os óleos de peixes e as gorduras de aves, e seus benefícios vão muito mais além do que ser somente fonte de energia!

Os ômegas 3 e 6, por exemplo, óleos encontrados nos peixes, linhaça e algas, também controlam as reações inflamatórias, regulam o sistema imunológico, previnem o câncer e melhoram a função cardíaca, renal e cognitiva.

Também reduzem o risco do surgimento de doenças inflamatórias no intestino e de cálculo renal. Vale ressaltar que os ômegas são essenciais para o desenvolvimento dos filhotes como um todo, principalmente para as funções da retina e do cérebro. Portanto, tenha certeza que ao optar por uma ração com esses ingredientes seu cão crescerá com menos riscos de desenvolver doenças.

 

Assim como os filhotes têm uma necessidade de consumir mais proteínas e gorduras boas, os cães idosos também possuem uma necessidade nutricional específica.

Cães idosos costumam ter problemas dentários por causa da idade, por isso essas rações possuem o grão mais aerado ou com furos no meio que facilitam na mastigação.

A ração sênior também se diferencia nas especificações na fabricação, contendo certos componentes como a condroitina e a glucosamina, que ajudam nas articulações. Os cães idosos tem problemas de alteração osteoarticular, artrite e artrose, por isso esses dois componentes são fundamentais.

O nível energético mais baixo também é importante, pois nessa idade os cães costumam reter a energia, por não conseguirem se exercitar bem e o metabolismo agir mais devagar. A massa muscular também diminui bastante.

Outro problema comum que vem com a idade é o câncer. A ração sênior para cães idosos deverá ser rica em antioxidante.

Em geral, a partir dos 7 anos de idade do cão se pode trocar a ração de adulto para a ração sênior. Conforme a idade avançar, o seu cão precisará de nutrientes diferentes para manter a saúde, atenda a estas necessidades.

A alimentação adequada aumenta em 90% a expectativa de vida do cão. A dica básica é alimentar com mais vitaminas, menos proteínas e menos calorias. A quantidade de fósforo, sódio e proteína nas rações devem ser diminuídas caso o cão sofra de problemas renais. É recomendado a diminuição da proteína, mas existem estudos que podem alterar esse tipo de fator.

São muitos os detalhes da ração sênior aos quais se precisa estar atento, por isso a importância de sempre conversar com um veterinário antes de qualquer alteração na dieta do seu pet.

Devemos nos atentar também com os rótulos das rações para consultar as raças e idade indicadas, pois mesmo que a ração seja para filhotes, algumas marcas indicam a idade máxima para a qual aquela ração é indicada. Essa indicação é feita com base nos nutrientes que o seu cãozinho deve receber a cada idade. Portanto, é bom ficar de olho.

Além disso, algumas rações podem ter grão maiores e mais duros e, por isso, serem indicadas apenas para cães de raças de grande ou médio porte. Cães maiores, mesmo quando filhotes possuem mais força na mordida e não irão se machucar ao comer uma ração um pouco mais dura. Portanto, principalmente se o seu cão for de uma raça pequena, confira isso!

Vamos retribuir todo amor que eles nos dão! <3

 

Fonte:
https://mybest-brazil.com.br/10743
https://caocidadao.com.br/dicas/alimentacao-para-cachorros-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

 

Leia também:

Como viajar com o seu Pet para outro país

Dia Internacional do Cão-Guia

Clique aqui para conhecer a PetLove

2 comentários sobre “Nutrição Canina: Alimentação correta para cada Fase da Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *