Buenos Aires – Roteiro de 5 dias

Buenos Aires é bem conhecida por causa dos seus famosos shows de Tango, mas tem muito mais para se fazer por lá além disso!

Resolvi ir para Buenos Aires comemorar o meu aniversário, ano passado comemorei em Orlando, foi incrível! Nada melhor do que começar uma nova fase conhecendo novos lugares não é mesmo?

Foram 5 dias em Buenos Aires, chegamos no domingo e ficamos até sexta-feira, dessa vez levei o meu namorado comigo, afinal, tem que ter alguém junto para comemorar o niver né? <3

Nessa época de junho estava bem frio! Se for nesse período prepare os casacos, cachecóis, gorros e luvas! Lá o clima é úmido, então as partes descobertas você sente bem o frio! rs

Viajamos pela LATAM, o voo foi tranquilo, tivemos problemas apenas com a documentação da Hilary na ida. Fiz o passaporte animal para ela, assim facilita na hora de retornar ao Brasil, não preciso tirar outro CZI (falo mais sobre o procedimento de saída do país com os pets em “Como viajar com o seu pet para outro país”). Porém eles não conheciam sobre o passaporte e fiquei 1h no guichê de check-in até me liberarem, para voltar não tivemos nenhum problema!

Chegando no aeroporto de Buenos Aires precisei pagar uma taxa de 100 pesos por causa da Hilary, são 2 taxas que eles cobram para entrada de animais, mas por ser cão-guia paguei só uma, a outra taxa é de 560 pesos mais ou menos, não me recordo o valor exato.

Para ir até o hotel pegamos um transporte com a Tienda León, saiu bem mais em conta do que os outros serviços de taxi oferecidos, 350 pesos por pessoa, o meu não foi cobrado por ser deficiente, enquanto os demais estavam cobrando em torno de 950 pesos para os dois. Me recomendaram procurar o Remis (tipo Uber), o Tienda León ou alguma referência ainda dentro do aeroporto. Não recomendam pegar taxi, pois enganam muito os turistas.

Ficamos hospedados no HTL 9 de Julio, fica no centro de Buenos Aires. Fomos com o ônibus da Tienda León até um ponto do centro e depois nos levaram de carro até o hotel, foi bem tranquilo.Fiz a reserva do HTL 9 de Julio pelo Booking, o pagamento é feito no hotel e cobrado em dólar no cartão de crédito, caso opte por pagar dessa forma. São Lofts, achei uma graça!

No artigo “Hospedagem em Buenos Aires – HTL 9 de Julio”, conto mais detalhadamente sobre o hotel, localização e acomodação.

Buenos Aires não é uma cidade grande, bem planejado consegue conhecer a cidade em 3 dias, menos estando comigo…rs. Já comentei aqui que eu levo mais tempo para fazer as coisas, ainda mais com a Hilary, foi correria mas conseguimos conhecer praticamente tudo o que coloquei no roteiro da viagem!

Assim que chegar no hotel já pegue um mapinha da cidade, isso te ajudará bastante! No mesmo mapa tem o mapa das estações de metrô também.

Para utilizar o transporte público precisa comprar um bilhete (tarjeta) do SUBE, 25 pesos, e recarregar, com ele você consegue utilizar em todos os transportes da cidade. Compre dentro de qualquer estação de metrô, fomos comprar fora e nos cobraram 40 pesos. É muito fácil se locomover pela cidade de transporte público!

Dica 1: Baixe o mapa de Buenos Aires no Google Maps, assim você consegue usá-lo mesmo estando off-line.

Dica 2: Baixe o aplicativo Como llego, ele te indica a melhor rota de transporte público.

Usei o chip de internet da EasySIM4U, nos ajudou bastante! Nos EUA a internet era melhor, a diferença é que em Buenos Aires a internet é um pouco mais lenta, mas isso é por causa do país que libera a internet 2G, já que é usado o sinal das operadoras locais.

Banner da EasySIM4U. Clique para ser redirecionado ao site e comprar o seu chip de internet

Podemos dividir Buenos Aires em 3 regiões:

– Região Norte: Recoleta e Palermo (região mais elegante)

– Região Central: Plaza de Mayo e Plaza del Congresso (onde estão as principais atrações)

– Região Sul: San Telmo e La Boca (região mais antiga)

Começamos os passeios por Buenos Aires pela Casa Rosada.

Mellina está em pé ao centro da foto junto com Hilary, ela está sentada a seu lado olhando para a foto. Ao alto a bandeira da Argentina e ao fundo a Casa Rosada.

A Casa Rosada é sede do Poder Executivo, é onde o presidente exerce as suas funções. A Casa Rosada fica na Plaza de Mayo e é aberta ao público apenas aos finais de semana e feriados. A entrada é gratuita e possui visita guiada, precisa fazer o agendamento no site com pelo menos 15 dias de antecedência da visita.

Θ Agende a sua visita aqui.

As visitas duram 1 hora. Durante a visita o guia explica sobre a sua história e arquitetura. Temos acesso aos principais setores da Casa Rosada. Alguns cômodos não são permitidos entrar e alguns não podemos fotografar. Hilary foi o primeiro cão-guia a entrar na Casa Rosada, os funcionários ficaram encantados com ela! =D

Na Plaza de Mayo você pode visitar também a Catedral Metropolitana e o Museu, não fizemos nenhuma dessas 2 visitas. Aliás, não visitei nenhum Museu em Buenos Aires.

Próximo a Casa Rosada podemos caminhar até o bairro de San Telmo, onde acontece aos domingos a famosa feirinha de San Telmo na Plaza do Rego e arredores, chegamos no finalzinho da tarde, então não aproveitamos muito. É uma ruazinha com várias barracas com artesanatos, antiguidades, comidas, luvas, cachecóis, etc…  Aproveite para comprar um delicioso dulce de leche caseiro!

Você pode caminhar pela Rua Defensa para conhecer o bairro, visitar o Mercado de San Telmo, que é patrimônio histórico nacional, e tirar foto com a estátua da Mafalda que fica na esquina da Rua Defensa com a Chile. A Mafalda é um personagem de histórias em quadrinho muito popular em todo o continente europeu e América Latina. A personagem era uma garotinha rebelde que não se conformava com o contexto mundial da época e lutava pelos direitos humanos. Suas histórias foram veiculadas de 1964 a 1973.

Mellina está sentada em um banco, Hilary sentada a sua frente, as 2 olham para a foto. Ela abraça a estátua da Mafalda que está a esquerda da foto, a direita tem outro personagem. A estátua é pequena.

Ao lado do banco com a estátua tem uma loja com artigos da Mafalda.

De San Telmo pode-se ir para o estádio de La Boca e depois Carminito, não fizemos esses passeios. Nos disseram que a região era um pouco perigosa, ficamos com receio de ir com câmera e bolsa, deixamos para ir outro dia sem as coisas, mas acabou não dando tempo. Buenos Aires não é uma cidade perigosa, mas precisa ficar atento pois tem muito batedor de carteira.

Se você gosta de caminhar aproveite! Dá para fazer muitas coisas caminhando em Buenos Aires.

Fomos caminhando até Puerto Madero, o bairro mais novo de Buenos Aires. É um bairro que presta homenagens ás mulheres, as ruas têm nomes de mulheres famosas em ciências, artes e política. Funcionam grandes empresas, bares e restaurantes famosos, uma universidade, hotéis de luxo, museus e um cassino flutuante. Várias pessoas ficam caminhando na Orla no Rio da Prata, achei uma delícia! Os restaurantes próximos da orla parecem ser bem gostosos, mas como estávamos com a Hilary acabamos não indo, voltamos para deixa-la no hotel e depois saímos para jantar próximo ao hotel mesmo.

Na Argentina também existe a lei do cão-guia que nos permite livre acesso em todos os locais, porém a lei não é muito respeitada. A lei foi sancionada em 2013 e até hoje não foi regulamentada, então fica a critério do dono no estabelecimento liberar a entrada ou não. Isso nos gerou alguns desconfortos de lugares que tentamos ir e não nos deixaram entrar por causa da Hilary, mesmo explicando ser cão-guia não quiseram saber e por estarmos em outro país fica mais complicado tentar brigar pelos nossos direitos. Isso acabou nos restringindo um pouco, evitando de ir em restaurantes e alguns locais com ela, mas não deixamos de nos divertir por causa disso, só nos remanejamos um pouco para evitar aborrecimentos. Contatei a Escola de cão-guia da Argentina e uma usuária de Buenos Aires, relatei os problemas que tive e espero que tomem providências para as coisas melhorarem por lá. São apenas 25 cães-guia na Argentina, mas a lei precisa ser cumprida para facilitar a vida dos residentes e futuros turistas como eu e a Hilary!

Curiosidade: Lá os cães-guia são mais conhecidos como “lazarillo” devido a um romance espanhol de 1554 chamado “Lazarillo de Tormes”, onde Tormes era cego e a pessoa que o acompanhava foi chamado de “Lazarillo”.

Em “Dicas de onde comer em Buenos Aires” indico os lugares que fomos, lugares gostosos e que não tive problemas para entrar com a Hilary!

Próximo ao hotel também está o Obelisco e a famosa Rua Florida, fomos a pé. A Rua Florida é bem agitada com vários comércios, lojas, restaurantes e é onde fica a Galerias Pacifico, onde nos disseram ser bom para trocar o câmbio, mas não achei que valia a pena, estavam pagando menos do que nas casas de câmbio na rua. Por lá tem muitos cambistas do “mercado negro”, fiquem atentos. Trocamos em uma banca que tem por ali, relativamente próximo da galeria.

Precisa de moeda estrangeira? Compre com a nossa parceira GME Cambio e garanta a melhor cotação!

O Obelisco é o cartão postal de Buenos Aires, possui 67 metros de altura e foi construído em 1936. Ele foi erguido em comemoração aos 400 anos da cidade.

Através do Obelisco a cidade faz várias homenagens e campanhas de conscientização. Assim ele está sempre com uma “cara” diferente. Atualmente está enfeitado para receber a 3ª edição dos Jogos Olimpicos de verão da Juventude que acontecerá em outubro na cidade, um grande evento desportivo internacional que incentiva a educação e a cultura. Tem até um relógio com a contagem regressiva para o evento!

Agora vamos conhecer uma área mais nobre de Buenos Aires, Recoleta e Palermo.

É no bairro de Recoleta que fica o famoso Cemitério da Recoleta. Para nós é um pouco estranho pensar em visitar um cemitério, mas em alguns países é muito comum e o Cemitério da Recoleta é realmente um Museu de Arte a céu aberto. Os túmulos são verdadeiras obras arquitetônicas! Eu me senti como se estivesse andando em uma cidadezinha, pois os túmulos são bem altos, como se fossem casas, eles faziam algumas sombras nas “ruazinhas” e ficava hora sol, hora sombra. Fiquei realmente impressionada com as construções. Somente pessoas renomadas eram enterradas no cemitério da Recoleta, incluindo a Evita Perón, achei o túmulo dela um dos mais simples. Possuem várias histórias curiosas das pessoas que estão enterradas ali, uma delas é de um funcionário que sonhava passar a sua eternidade ali, juntou dinheiro por vários anos e com a ajuda do irmão foi para a Itália encomendar a sua tumba, datou a sua lápide para o ano de 1910, e quando ela ficou pronta, no mesmo ano, ele pediu o desligamento no cemitério, se despediu dos amigos e se matou com um tiro em seu apartamento. É possível fazer visita guiada gratuita ou comprar o mapa que vendem na entrada, assim você consegue saber detalhes dos túmulos mais importantes.

Fomos caminhando até a famosa flor de metal de Buenos Aires, a Floralis Genérica. Ela possui 23 metros de altura e tem um mecanismo a luz solar que faz com que as suas pétalas se abram nos primeiros raios de sol e se fechem ao entardecer, só soube disso no dia da visita, então não pude apreciar esse fenômeno. Fica a dica para vocês!

Mellina, seu namorado e Hilary estão em pé, atrás deles está a flor de metal com suas pétalas abertas

O bairro de Palermo é a área mais verde de Buenos Aires. Tentamos ir no Jardim Botânico, mas era segunda-feira e neste dia ele é fechado. Depois visitamos o Jardim Japonês, é cobrado 120 pesos por pessoa, pessoas com deficiência não pagam. O jardim é muito bem cuidado e nos traz uma grande paz, característico de todo jardim japonês 🙂

Mellina e Hilary estão a esquerda da foto, a direita está o calendário floral com a data da visita, 18 de julho de 2018

Achei bem interessante o museu deles, na exposição fazia parte uma bola de futebol para deficientes visuais e uma de tênis, elas possuem guizo para fazer barulho. Em dezembro eles querem realizar o primeiro torneio de tênis para deficientes visuais da Argentina, fiquei bem curiosa para saber como é o jogo!

Na região também tem o zoológico e Rosedau, com uma variedade enorme de plantação de rosas, mas não visitamos.

Esses foram os pontos turísticos que conhecemos em Buenos Aires. E claro, não podia faltar o show de Tango né?

Reservei o dia do meu aniversário para comemorar assistindo a um famoso show de Tango portenho! Detalhes sobre este dia no artigo “Show de Tango em Buenos Aires”.

Se tiver mais tempo para passear pela cidade, aproveite para conhecer os arredores. Uma cidadezinha que visitamos foi Tigre, achei linda!

Separei um artigo para falar só sobre este passeio, leia em Tigre – Conhecendo os arredores de Buenos Aires.

Espero que tenham gostado das dicas, se tiverem mais dicas ou dúvidas é só deixar nos comentários!

» Contrate o seu Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem através deste link e ganhe 10% de desconto!

Leia também:

Conheça Santiago do Chile – Dicas do que fazer

O que me motiva?

Clique aqui para conhecer a PetLove