Departamento de Maldonado (Uruguai) – O que conhecer

O Uruguai é composto por 19 departamentos e visitamos o departamento de Maldonado, onde estão as mais famosas praias do país! Conhecemos Punta del Este, Piriápolis e Jose Ignacio.

Conforme contei no artigo anterior, visitamos o uruguai a convite do Ministério do Turismo.

Montevidéu – Dicas do que fazer

Eu fiquei impressionada em como o Uruguai está trabalhando fortemente com o Turismo Inclusivo. Desde 2015 estão trabalhando com esse projeto para deixar o Uruguai mais acessível para pessoas com deficiência. Boa parte dos meus passeios pelo Uruguai foi para conhecer essas atrações onde eu teria uma experiência mais sensorial e analisar as dificuldades.

Nossa primeira parada no departamento de Maldonado foi em Punta Ballena para visitar uma vinícola, a Bodega Alto de La Ballena.

Punta Ballena fica bem próximo a Punta del Este, e é onde está localizada a Casapueblo.

A Bodega Alto de La Ballena é uma pequena vinícola familiar e quem nos recebeu foi a proprietária Paula.

Essa é uma região jovem de produção de uva no Uruguai e eles são um dos pioneiros nesse sólo (iniciaram em 2000). Ficamos no deque da vinícola conversando sobre sua história, fazendo degustação com queijos, pães e vinhos, e apreciando sua bela vista (essa parte não aproveitei, mas me descreveram e é realmente linda!). Do deque é possível ver o Cerro Pan de Azúcar (terceira elevação mais alta do Uruguai) com os vinhedos e a Laguna Del Sauce (reserva de água doce).

As cepas características da bodega são as tintas Tannat, Merlot, Cabernet Franc e Syrah, além da branca Viognier. Um dos grandes destaques da Alto de La Ballena é a mistura do Tannat (90%) com Viognier (10%). Adorei o tannat e viognier e trouxe uma garrafa para casa! A garrafa custou em torno de R$ 80.

A visita na Bodega precisa ser agendada pelo Email visitas@altodelaballena.com

Ah, antes de chegar em Punta Ballena demos uma paradinha no Departamento de Canelones somente para tirar umas fotos da praia. 😉

Saindo da vinícola fomos para Piriápolis, me encantei com essa cidade!

Piriápolis foi fundada no início do século XIX e possui diversos encantos. Fui convidada para conhecer um projeto de audioguia para deficientes visuais.

Almoçamos no Hotel Argentino, ponto inicial do nosso passeio usando o audioguia. Durante o almoço conversei com os 2 rapazes envolvidos nesse projeto, pela conversa pude perceber o quanto estão empolgados e felizes com esse trabalho! <3

Esse audioguia é um aplicativo de celular que descreve tudo ao nosso redor conforme caminhamos pela rambla (orla). Durante a caminhada vamos passando por diversas estações que vai atualizando o áudio (acredito que seja por bluetooth) e descrevendo por onde estamos passando. O que achei o máximo é que ele conta a história do lugar e tem sons característicos (como barulho de trem, cavalo, pessoas conversando…) que fazem a nossa imaginação voar ainda mais longe! Fui sentindo como se eu estivesse naquela época, demais! Só senti falta de um piso tátil, isso facilitaria principalmente para quem usa bengala.

Em Piriápolis também tem mapa tátil, mas infelizmente acabei não “conhecendo” por causa da programação.

Após caminhar pela rambla e conhecer a história de Piriápolis, nos dirigimos para o Cerro San Antonio, de onde se tem a melhor vista da cidade e é onde fica a Capelinha de Santo Antônio. E é claro que aproveitei para bater um papinho sério com ele! 😉

Para chegar ao Cerro San Antonio pode subir de carro, que foi o nosso caso, a pé ou de teleférico.

Passeamos de carro pela cidade enquanto a guia contava sobre a história mística de Piriápolis.

Finalizamos o nosso dia na Casapueblo, antiga casa de veraneio do artista plástico e arquiteto Carlos Páez Vilaró.

Atualmente a Casapueblo funciona como museu e uma galeria de arte com obras de Villaró e sua filha, um bar, um restaurante chamado Las Terrazas que conta com um menu do melhor da cozinha internacional e uma linda vista para a Praia Mansa em Punta del Este. Da Casapueblo se pode apreciar um magnífico pôr-do-sol! Infelizmente não pudemos ficar para apreciar esse encanto da natureza. ;(

O lugar não é acessível para pessoas com mobilidade reduzida, são muitas escadas e sem corrimão.

Fomos para Punta del Este para descansar. Ficamos hospedados no The Grand Hotel. Nossa estadia foi excelente! O quarto é bem espaçoso, cama enorme (será que isso é típico dos uruguaios? Em Montevidéu a cama era grande também), tinha uma caminha para a Hilary que ela dorou!

Onde se hospedar em Montevidéu – Hotel Esplendor by Wyndham

Mas o que mais me surpreendeu foi no jantar, me deram um cardápio em braile, mas não só por isso, ele estava em espanhol e português! Ah, tinha uma carta em braile no quarto também, uma pena que não sei ler braile, preciso providenciar isso urgente!

Agora um comentário sobre o jantar, quando não dominamos o idioma podemos cair em furada às vezes… O The Grand Hotel nos ofereceu o jantar aquele dia, o chefe de cozinha veio a mesa nos falar o menu, falou várias coisas e no final perguntou se tinha algo que não gostávamos, não entendi quase nada do que ele falou e falamos que estava tudo OK. Os pratos começaram a vir, quando chegou em um dos pratos, comi algo que não me agradou, mas comeria um pouco para não ficar “chato”, até que o meu namorado pergunta o que era, nos responderam “pulpo”, ficamos sem entender e falaram em inglês, “Octopus”, pensei “Argh! É polvo!”, depois de saber do que se tratava não consegui mais comer, como nosso psicológico é poderoso! kkkkk

No dia seguinte passeamos um pouco por Punta del Este, caminhamos pelo Porto, vimos diversas gaivotas e lobos marinhos (o Roberto Carlos nos recebeu…rs) que são alimentados pelos pescadores, e fomos até o monumento La Mano, conhecida também como “Los Dedos”, que fica na Praia Brava. Ai gente, sempre pensei que fosse a escultura de uma mão, quando meu namorado me levou até o monumento para tocar, fiquei sem entender, levei um tempo para raciocinar que eram somente dedos, como se a mão estivesse debaixo da areia! Kkkkk

O monumento Los Dedos simboliza o surgimento da vida e é o cartão postal de Punta del Este. Existe outro monumento La Mano no deserto do Atacama.

Seguindo nosso passeio pelo Departamento de Maldonado, fomos para a Fundación Pablo Atchugarry. É um lugar lindo! Também é conhecido como Parque das Esculturas e foi fundado em 2007 com o objetivo de promover as artes plásticas, literatura e música, a entrada é gratuita.

Adorei tocar as esculturas, pude tocar em tudoooo! Muito interessante sentir as diferentes texturas do mármore cru e ele lapidado. Foi um passeio muito agradável e a funcionária que nos recebeu era bem simpática e me acompanhou durante todo o passeio!

Visitamos também a vinícola O´33 que fica em Jose Ignacio. O rapaz que nos acompanhou já morou no Sul do Brasil e conseguimos conversar em português. 🙂

Sua principal produção são os azeites extravirgens, com 7 espécies diferentes de azeitonas. Os seus vinhos são conhecidos como Bodega Oceanica. Visitamos os vinhedos e oliveiras, a visita é feita em um carro aberto na lateral, não sei se tem algum nome diferente (rs). Quando passamos pelas oliveiras pedi para descer, sempre quis tocar em uma oliveira e ver a azeitona no pé, uma pena que não era época e só tinha a flor. O lugar também é bem bonito, senti falta de degustar seus vinhos e azeite.

A noite passeamos por Punta del Este, depois do jantar fomos conhecer um Cassino, fiquei super feliz que na saída um taxista me reconheceu! =D Ele me assistiu no programa La Mañana em Casa. Ficando famosa no Uruguai! Rs

No nosso último passeio em Maldonado fomos para Jose Ignacio conhecer o Hotel Lá Viuda de Jose Ignacio, onde almoçamos.

Jose Ignacio fica a 45km de Punta del Este e tem apenas 2km de comprimento, e hoje é considerado um recanto de luxo.

O Lá Viuda de Jose Ignacio é uma pousada boutique e fica a 200m da praia, em uma rua super tranquila, perfeito para quem busca relaxar!

O hotel é bem estiloso, adorei a decoração dos quartos! Eles possuem quarto adaptado, como tinha hóspede, não conseguimos conhecer. Os donos do hotel são bem simpáticos e estavam preocupados em saber como poderiam melhorar a acessibilidade do hotel.

Após almoçarmos retornamos para Montevidéu e o restante da viagem pode ser lido no artigo “Montevidéu – Dicas do que fazer”.

Nossa última estadia no Uruguai foi em Florida, uma opção no campo total para relaxar!

Florida (Uruguai) – Uma opção para relaxar no campo

Nossa viagem ao Uruguai foi bem corrida, mas me encantei com a receptividade dos uruguaios! E como disse acima, com a preocupação com o Turismo Inclusivo.

Boa parte dos restaurantes que visitamos tinha cardápio em braile e o garçom era atencioso comigo. Não tivemos praticamente nenhum problema com a Hilary, diferente do que aconteceu em Buenos Aires.

É um lugar que quero retornar e fazer tudo com mais calma! 🙂

O que acharam das dicas? Deixem nos comentários o que pensam sobre o Turismo Inclusivo, é muito importante saber a opinião de vocês também!

Precisa de moeda estrangeira? Compre com a nossa parceira GME Cambio e garanta a melhor cotação!

Compre o seu SIMCARD com a EasySIM4U e permaneça sempre conectado fora do país!

Alugue malas com a nossa parceira Rent A Bag! Usando 4 PATAS PELO MUNDO nos campos “Agência e Agente” você possui um preço diferenciado!

Leia também:

Buenos Aires – Roteiro de 5 dias

Conheça Santiago do Chile – Dicas do que fazer

Clique aqui para conhecer a PetLove