Montevidéu – Dicas do que fazer

Sempre quis conhecer o Uruguai, muitas pessoas me falavam bem deste país, principalmente amigos com deficiência visual também, e em novembro tive a oportunidade após receber um convite do Ministério do Turismo!

Comprei a passagem aérea com milhas, viajamos pela Gol.

Antes de toda viagem internacional eu preciso providenciar a documentação para sair do país com a Hilary, já escrevi um artigo falando “Como viajar com o seu Pet para outro país”. Para entrar no Uruguai, além do atestado veterinário e as vacinas em dia, principalmente a antirrábica, precisa fazer a sorologia para a leishmaniose, foi quando tive problemas, pois a Hilary é vacinada e o exame deu positivo, sendo assim, a Vigiagro não podia validar o passaporte dela. Precisei entrar em contato com o Ministério da Agricultura do Uruguai, explicar o que estava acontecendo para eles autorizarem a entrada dela. Com tudo isso em mãos o passaporte dela foi validado!

Antes da nossa viagem também providenciei o nosso chip de internet, nos dias de hoje não tem como ficar sem né? Usamos o chip da EasySIM4U, foi bem tranquilo, fora dos EUA funciona 3G ou 2G, então a internet é um pouco mais lenta, mas consegui fazer os Stories e postar as fotos nas redes sociais! =D

Compre o seu SIMCARD com a EasySIM4U e permaneça sempre conectado fora do país!

Em Montevidéu ficamos hospedados no Hotel Esplendor by Wyndham, já escrevi um artigo contando mais sobre o hotel, leia em Onde se hospedar em Montevideo – Hotel Esplendor by Wyndham.

Logo no nosso primeiro dia dei entrevista para o programa La Mañana em Casa do Canal 10, pensem em alguém MEGA nervosa, sou EU! Não era nem tanto pelo fato de dar a entrevista, mas era por causa do idioma! Não falo espanhol, só “portuñol”, então não sabia como seria, mas até que ficou legal! Confiram a entrevista abaixo e me digam o que acharam, aproveito e compartilho também a entrevista que demos para o programa Verde Amarelo na Radio Centrica, nos viram na TV e me convidaram para dar entrevista também, nessa entrevista verão como “arraso” no “portunhol” (kkkkkkk). 😉

Programa La Mñana Em Casa

Entrevista para o programa Verde Amarelo

Encerrando o compromisso da gravação fomos almoçar no Bar Facal e demos início aos nossos passeios por Montevidéu!

O Bar Facal está localizado na Avenida 18 de Julio e é um restaurante super tradicional de Montevidéu. Foi o primeiro restaurante a aceitar cão-guia. Comemos  um lanche bem típico uruguaio, o “chivito”, acompanhava batata chips. De sobremesa comi um brownie com sorvete, deliciosos! Me falaram que a sobremesa “carro chefe” é o waffle com doce de leite, mas infelizmente não tinha no dia que fomos. ;(

Neste dia almocei com o Alberto, presidente da Fundappass, escola de treinamento de cães-guia e cães de assistência do Uruguai.

Em frente ao Bar Facal tem uma estátua do Carlos Gardel, ícone do tango, e a Fonte dos Cadeados (Fuente de los Candados). Diz a lenda, que se você colocar um cadeado com as iniciais do nome do casal na fonte, voltarão juntos para visitá-la e o seu amor durará para sempre! <3

A Ciudad Vieja (Cidade Velha) é o bairro mais antigo de Montevideo, e por suas ruas possuem diversos prédios históricos, praças e monumentos. Adorei caminhar por lá!

Existem 3 praças principais na Ciudad Vieja, a Plaza Independencia, Plaza Zabala e Plaza Constitución.

A Plaza Independencia fica no limite da Cidade Velha e do Centro, e é onde está localizado a Puerta de la Ciudadela.

Em 1741 os espanhóis começaram a construir uma fortaleza em terras uruguaias, murando parte de Montevidéu para proteger o território de invasões portuguesas e inglesas. Nessa região se concentrava atividades políticas, religiosas e sociais. Essa muralha foi demolida na primeira metade do século XIX e a Puerta de la Ciudadela é uma construção que simboliza o muro espanhol. O monumento passou por uma restauração e foi reinaugurado em 2009.

No centro da Plaza de la Independecia fica o Monumento a Artigas, embaixo da estátua fica o mausoléu que destaca as honrarias do Jose Artigas, herói da revolução Uruguaia, e seus restos mortais.

Horários: Segundas, das 12h às 18h. De terça a domingo, das 10h às 18h.

Entrada gratuita.

O único lugar onde entramos foi o Palácio Taranco,a entrada é gratuita e me deram uma apostila em braile com a história do local, pena que ainda não aprendi a ler em braile ;(

O Palacio Taranco foi projetado pelos mesmos arquitetos que projetaram o Arco do Triunfo e o Petit Palaes em Paris. Foi moradia da família Ortiz de Taranco de 1919 a 1943, ano em que foi adquirido pelo estado. Ele foi declarado Monumento histórico Nacional em 1975 e hoje abriga o Ministério da Educação e Cultura e sedia o Museu de Artes Decorativas de Montevidéu. Seu acervo é composto pelo imobiliário e obras de artes da antiga residência. O que mais gostei é que pude tocar em tudo! =D

O Palacio Taranco está próximo da Praça Zabala, onde no passado funcionava o Forte de Montevidéu, que foi destruído em 1878 com o propósito de criar uma praça pública que só foi construída em 1890 com grande estilo francês. O nome da praça foi em homenagem a Bruno Mauricio de Zabala, espanhol que fundou a cidade de Montevidéu.

A Plaza de la Constitución, também chamada de Plaza Matriz, é onde foi realizado o juramento da primeira constituição do Uruguai. Ela foi a maior praça de Montevidéu durante a dominação espanhola e palco de celebrações civis e militares, e corridas de touros. Em seu centro existe uma fonte de mármore que foi inaugurada em 1871, quando começaram os serviços de água potável em Montevidéu. Nessa praça está localizada a Igreja Matriz.

Citarei abaixo outros lugares para serem visitados na Cidade Velha: (esses lugares não visitamos)

– Casal del Gobierno;

Museo Torres Garcia;

Teatro Solís;

– Museo Andes 1972;

– Museu Histórico Nacional.

Leia mais sobre esses passeios no Blog Pé na Estrada clicando aqui.

Depois de visitar a Ciudad Vieja fomos para o bairro de Pocitos,  na Rambla República del Peru para tirar uma fotinho no letreiro de Montevideo! O letreiro tem 15 metros de cumprimento e 2 metros de altura e é parada obrigatória para os turistas! ;P

Demos uma passadinha no Cassino Carrasco para conhecer, porém não nos permitiram a entrada com a Hilary. ;(

Depois de horas de caminhada, final de tarde se aproximando, uma paradinha para um lanche é uma ótima pedida né? 😉

Fomos para o bairro de Punta Gorda, onde fica a Playa de los Ingleses, e nela está a Plaza de la Armada, um mirante de onde se tem uma vista panorâmica de Punta Gorda.

Nesta praça existe uma escultura que representa o momento da morte em homenagem aos combatentes em Atos de Serviço da Armada, desenhada pelo artista plástico uruguaio Eduardo Diaz Yepes.

Paramos no Restaurante Hemingway, onde apreciamos um belo pôr-do-sol com vista para o Rio da Prata! <3

Comemos empanadas, tomei liquado (suco batido, se perguntar sabor de suco falarão só laranja, que é natural, os demais se chamam liquado, esses dias que descobri que esse nome é porque são batidos no liquidificador…rs) e comi uma deliciosa sobremesa, torta de maçã com sorvete, pecadoooo

E assim se encerrou nosso primeiro dia de passeio em Montevidéu

Em outro dia almoçamos no Mercado do Puerto, onde é oferecido diversas opções de restaurantes para se comer principalmente a parrilla. Comemos no Restaurante Cabaña Verónica, pedimos a parrilla (churrasco), vem uma variedade de carnes, nem todas me agradou…rs. O atendimento é excelente, o garçom foi bem atencioso comigo!

Visitamos o Museu Nacional de Artes Visuais (Muséo Nacional de Artes Visuales), eles estão com um projeto recente de audioguia para deficientes visuais. Logo que cheguei me entregaram um tablete e a funcionária me acompanhou pela exposição. A proposta do audioguia é bem interessante, mas sugeri para eles que instalassem um recurso de voz para nos dar autonomia, sempre que mudávamos de obra ela precisava passar de áudio no tablete, com o recurso de voz conseguiria fazer sozinha, espero que eles tenham entendido a explicação que fiz do recurso com o meu “belo portuñol”. 😉

Esses foram os passeios que fizemos em Montevidéu, como falei no início para vocês, visitamos o Uruguai a convite do Ministério do Turismo e a agenda foi montada por eles. Além de Montevidéu fomos para o Departamento de Maldonado, lá conhecemos Punta del Este, Piriápolis e Jose Inacio, e finalizamos o Uruguai visitando Florida, total para relaxar dos dias agitados em meio ao campo!

Departamento de Maldonado (Uruguai) – O que conhecer

Florida (Uruguai) – Uma opção para relaxar no campo

Leia também:

Buenos Aires – Roteiro de 5 dias

Conhecendo o Vale Europeu

Florianópolis – Reveillon 2016

Clique aqui para conhecer a PetLove